A etapa final e o vencedor do primeiro Concurso Nacional de Composição, organizado pelo Teatro Guaíra e pela UFPR, serão apresentados durante a Bienal Música Hoje. A competição, que começou em junho, escolheu cinco sinfonias com o tema "Centenário da Universidade Federal do Paraná" entre 26 obras inscritas por compositores de todo o país. As peças finalistas serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), com regência de Márcio Steuernagel, na sexta-feira, dia 2, às 20 horas, no Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/n.º Centro). Uma banca especializada e o voto do público irão escolher o vencedor do prêmio de R$ 5 mil, que também terá a obra editada pela Editora UFPR e executada pela OSP na temporada de 2012. O resultado será anunciado no domingo, dia 4, durante o concerto de encerramento da Bienal, no Teatro da Reitoria (R. Quinze de Novembro, 1.299 Centro).
» Assista ao vídeo do grupo Platypus Ensemble, que é atração da Bienal
O maestro Steuernagel explica que a ideia do concurso, criado pelo maestro titular Osvaldo Ferreira, é fomentar a nova música sinfônica e levar obras inéditas para serem executadas pela OSP. "O conjunto de obras inscritas é bem representativo da nova música no Brasil", diz Steuernagel, para quem a inclusão de obras novas no repertório da orquestra é necessária. "É bom que a Sinfônica esteja fazendo isso agora. Senão, na história da música, as pessoas vão olhar para a década de 2010 e dizer que havia compositores trabalhando, mas a cena musical não se relacionava com isso", diz o regente. "É como dizer que em 1910 ninguém tocava Stravinsky (1882-1971), por exemplo. A gente pode evitar esse equívoco."
Seminário
Paralelamente, a UFPR realiza o Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba, que terá palestras e oficinas para músicos com os convidados da Bienal durante a tarde, no Departamento de Artes (R. Coronel Dulcídio, 638 Batel), (41) 3222-6856. As inscrições são gratuitas e abrem às 14 horas de segunda-feira, no local.
O grupo austríaco Platypus Ensemble é uma das atrações da Bienal Música Hoje, que acontece entre 29 de agosto e 4 de setembro, em Curitiba.
Interatividade
Você procura conhecer a música contemporânea? Se não, o que lhe faz preferir os clássicos?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião