Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio Ambiente

Conferências podem apressar criação de unidades de conservação no Paraná

Os ares de proteção ambiental que se respiram no Paraná por conta das conferências promovidas pela Organização das Nações Unidas estão sendo considerados a ocasião ideal para encerrar a novela da criação de cinco unidades de conservação ambiental no estado. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) prepara para os próximos dias a assinatura do decreto de implantação, embora as negociações entre ruralistas e ambientalistas continuem travadas em Brasília.

Três senadores e onze deputados federais paranaenses participaram nesta quarta-feira de uma reunião com técnicos do MMA para reavaliar o tamanho das unidades de conservação. Ganharam um dia de prazo para provar que 160 famílias de pequenos produtores serão prejudicadas pelas desapropriações e para propor um novo contorno das áreas. Além disso, os ruralistas ainda tentam convencer os técnicos a implantar unidades menos restritivas ao uso humano – em parques ou reservas ecológicas é proibida a residência de pessoas ou a criação de animais, atividades permitidas em uma área de proteção ambiental.

Se não houver consenso, a Justiça deve definir a questão. Há oito pedidos de liminar tentando barrar a criação das unidades, extra-oficialmente marcada para o dia 26 de março, quando o presidente Lula estará em Curitiba. Os juízes decidiram não conceder as liminares antes de dar direito de argumentação ao MMA. As partes, no entanto, apostam no acordo. "Esta é a oportunidade de mostrar que é possível chegar a uma decisão que agrade os interesses de todos", afirma um dos coordenadores da comissão ruralista, Douglas Taques Fonseca. "Estamos bem próximos da definição", resumiu o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco.

Está em jogo a implantação do Parque Nacional dos Campos Gerais, da Reserva Biológica das Araucárias, do Refúgio de Vida Silvestre do Rio Tibagi, do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e da Reserva Biológica das Perobas, abrangendo no total 11 cidades. A intenção é garantir a proteção dos remanescentes da mata de araucária e de campos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.