CINEMA
Filme (drama)
“Spotlight” narra a investigação real por jornalistas do “Boston Globe” sobre um caso de pedofilia na Igreja, já faturou o prêmio da Associação Nacional de Críticos de Cinema dos EUA e é o favorito.
Filme (comédia ou musical)
Sem quase nada de comédia, muito menos musical, “Perdido em Marte” se inscreveu na categoria para ter mais chances. Deu certo, ainda que “A Grande Aposta” possa surpreender.
Diretor
A história das filmagens de “O Regresso” é daquelas que são quase um outro filme. Iñarritu testou os limites ao submeter sua equipe a condições extremas e usar somente luz natural.
Ator (drama)
DiCaprio captou o espírito de Alejandro Iñarritu e mergulhou de cabeça no papel do caçador que sofre o diabo e parte em busca de vingança em um cenário completamente inóspito.
Atriz (drama)
Apesar da concorrência da sempre competente Cate Blanchett, a jovem Brie Larson arrebatou a crítica como a mãe que foge com o filho após passarem anos confinados em um quarto.
Ator (comédia/musical)
Mais uma vez, “Perdido em Marte” levou vantagem por se enquadrar como “comédia”. Com uma concorrência mais leve, Matt Damon e seu astronauta solitário são francos favoritos.
Atriz (comédia/musical)
Não há uma favorita disparada. Jennifer Lawrence está um pouco à frente, mas não será nenhuma surpresa se o prêmio ficar com Amy Schumer ou até mesmo com a veterana Lily Tomlin.
Ator coadjuvante
Atriz coadjuvante
Animação
Filme estrangeiro
Roteiro
Trilha sonora
Canção original
TELEVISÃO
Série (drama)
A disputa está entre duas tendências distintas: “Outlander”, um drama histórico com pitadas de fantasia, e “Mr. Robot”, suspense que tem como foco a segurança cibernética.
Série (comédia/musical)
Essa categoria também está polarizada. O prêmio deve ficar entre “Mozart in the Jungle”, sobre os bastidores da música clássica, e “Transparent”, que aborda a questão transgênero.
Ator (drama)
Infelizmente, ainda não será dessa vez que um Globo de Ouro vem para o Brasil. As fichas estão com Rami Malek, que interpreta um hacker com transtorno de ansiedade e depressão.
Atriz (drama)
Numa categoria em que predominam rostos já conhecidos, Caitriona Balfe e Taraji P. Henson são as novidades e que, salvo algo inesperado, vão protagonizar o embate pelo prêmio.
Ator (comédia/musical)
Aqui não deve ter para ninguém. Na pele de um pai de família que decide se assumir como transgênero, Jeffrey Tambor está impagável e tem tudo para sair com o Globo de Ouro nas mãos (de novo).
Atriz (comédia/musical)
Talvez a categoria em que a disputa está mais embolada, com várias vencedoras possíveis. Julia Louis-Dreyfus e Lily Tomlin têm ligeiras vantagens e – por que não? – até dividir o prêmio, num raro empate.
Ator coadjuvante
Atriz coadjuvante
Minissérie/telefilme
Ator (minissérie/telefilme)
Atriz (minissérie/telefilme)
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas