• Carregando...
O congo é a principal tradição oral do Espírito Santo | Divulgação
O congo é a principal tradição oral do Espírito Santo| Foto: Divulgação

A Banda de Congo Panela de Barro, do Espírito Santo, se apresenta hoje, às 20 horas, no Teatro do Paiol (Largo Guido Viaro, s/nº). O grupo toca um repertório ligado às festividades religiosas de devoção a São Benedito, uma das principais manifestações da tradição oral capixaba. A entrada é gratuita.

A apresentação é parte da 15.ª edição do projeto itinerante Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, realizado pelo Sesc. Com o tema "Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil", o circuito 2012 traz ao Sul e ao Sudeste quatro grupos de música vocal ligada a manifestações religiosas de diferentes origens.

Depois de Curitiba, os capixabas seguem para o interior do estado, com apresentações em Ponta Grossa (amanhã), Guarapuava (quarta-feira), Pato Branco (quinta), Francisco Beltrão (sexta), Cascavel (sábado), Umuarama (domingo), Maringá (dia 17) e Londrina (dia 18).

Programação

Os próximos grupos a se apresentarem no projeto são o Quarteto Colonial (RJ), Caixeiras do Divino (MA) e Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA), que tocam em agosto, outubro e novembro, respectivamente.

No ano passado, percorreram o Paraná por meio do projeto apresentações de acordeão, que agora seguem para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, em um sistema que alterna dois temas entre as regiões bienalmente.

A seleção das atrações – descobertas e escolhidas em conjunto por técnicos do Sesc em todo o Brasil –, segue a diretriz do "desenvolvimento histórico" de uma música "genuinamente brasileira" e carente de divulgação. Entre os últimos temas estiveram o violão brasileiro e os compositores Villa-Lobos (1887-1959), Guerra-Peixe (1914-1993) e Claudio Santoro (1919-1989).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]