6 a 8 minutos terão as esquetes para internet protagonizadas pelo Casseta & Planeta, que filmam a partir de fevereiro.
Envolvidos com seus projetos paralelos desde que o Casseta & Planeta Vai Fundo saiu do ar na Globo, no fim de 2012, a turma de humoristas prepara agora um retorno um pouco diferente do sexteto. Eles serão as estrelas do Cassetube, canal de vídeos que o Gshow o recém-lançado portal de entretenimento da Globo planeja estrear em abril.
"Após 35 anos juntos, nós nos deparamos com uma empreitada diferente, desafiadora e bacana. Conteúdo para a internet tem um outro formato, um esquema de produção mais ágil, o que possibilita um resultado mais quente e até mais inesperado. É um projeto revigorante", classifica Cláudio Manoel.
O casseta adianta que, no início, o canal terá pelo menos quatro programas semanais fixos, com duração de 6 a 8 minutos cada. Os pilotos, para testar os formatos, começarão a ser gravados em fevereiro. Ele dá exemplos do tipo de produção que preparam:
"No Casseta 4, eu, Hélio de la Peña, Beto Silva e Hubert vamos comentar assuntos da atualidades. O Reinaldo, que é músico, quer ligar música e humor no Música para Zoar. O programa do Marcelo Madureira será sobre notícias bizarras da internet. E ainda teremos o Nós Fizemos Antes, que mostrará parte do nosso material antigo, com um olhar inteligente sobre o passado."
Cláudio conta ainda que o Gshow está em negociações com os humoristas Gustavo Mendes, que parodiou a presidente Dilma Rousseff no Casseta & Planeta Vai Fundo, e Dadá Coelho, que participou de quadros para o Fantástico. Ambos devem ter programetes no canal da web.
"E nós estamos esperando o Cláudio Torres Gonzaga concluir os trabalhos como redator final do Divertics para fazer a curadoria de uma atração inspirada no "Stand Up Nosso de Cada Dia", quadro que foi ao ar no Fantástico, em 2011. Queremos abrir espaço para novos talentos", adianta.
Aposta
No ar desde o dia 11, o Gshow aposta no humor. Os criadores do blog Morri de Sunga Branca, que costuma falar sobre celebridades e a programação da tevê de forma escrachada, estará no comando do Morri na TV, outra estreia prometida para abril.
"No blog, falamos aquilo que a maioria dos telespectadores tem vontade de dizer, mas não tem oportunidade de dividir com outras pessoas. E queremos levar isso para o vídeo. Não vamos ficar presos em um formato. Estamos desenvolvendo com a equipe da Globo programas temáticos que agradem ao público da web", afirma Bianca Müller, que escreve o Morri... com Thiago Pasqualotto.
Um pouco do humor da dupla já pode ser visto no Gshow pela página Troll, que também brinca com a programação da Globo. O portal, que reúne ainda páginas de novelas, séries, programas de variedades e reality shows da Globo, oferece conteúdo exclusivo para a internet, como as webséries inéditas A Lei de Murphy e ATORmentados. E traz ainda tutoriais de receitas e produções especiais, como As Helenas de Manoel Carlos, uma série de entrevistas com as atrizes que protagonizaram as novelas do autor.
"A tevê tem uma grade de exibição. Na plataforma web, você se aprofunda, ganha recursos de interatividade, não limita o tempo e o espaço", conta Ana Bueno, diretora de entretenimento na internet da Globo.
Para o diretor de mídias digitais da Globo, Erick Brêtas, um meio alimenta o outro. Os projetos concebidos para a internet podem migrar para a televisão:
"A ideia é que o Gshow ajude a alimentar a tevê, descobrir novos atores e diretores. É um laboratório, todos terão mais chance de arriscar."
Brêtas prefere não detalhar uma possível parceria do portal com o Porta dos Fundos, canal de humor com mais de 7 milhões de assinantes.
"Sou fã deles e conversas existem. Mas ainda não encontramos um projeto que tenha a ver com o Gshow."