"Você já foi à Bahia?" a resposta todos sabem. É "então vá". De hoje a domingo o coral infantojuvenil Brasileirinho mantido pela Fundação Cultural de Curitiba comemora 21 anos de estrada com uma homenagem a Dorival Caymmi, marcando o centenário de nascimento do compositor baiano. O show é um convite a viajar por mares, em companhia de pescadores e de algumas das musas do artista. Sempre com performance e graça, marca do grupo.
Os ensaios começaram no primeiro semestre, com o habitual mergulho que os regentes Milton Karam e Helena Bem promovem entre os participantes. São 27 crianças e adolescentes, escolhidos mediante audição e convidados a ensaios semanais. Durante 2014, aprenderam sobre o homem que cantou a Bahia, o mar e lugares de seu afeto, como o bairro do Copacabana. Caymmi está entre os maiores e os "brasileirinhos", como são chamados, sabem disso como conferiu a Gazeta do Povo, ao acompanhar um dos ensaios finais.
A imersão em Caymmi resultou na interpretação sempre singular das canções escolhidas, a exemplo de "Morena Rosa" e "Eu cheguei lá". "Muito da coreografia parte dos participantes, que sempre sugerem esse ou aquele gesto para traduzir o que estão cantando", conta Milton. "Cantara e interpretar ao mesmo tempo é uma das coisas mais difíceis", reforça Helena Bel, ao falarem sobre os bastidores do coral que já virou uma marca registrada da cultura na cidade de Curitiba.
Serviço: Você já foi à Bahia?, coral Brasileirinho. Auditório Poty Lazzarotto do MON (Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico). Hoje, às 20 horas, ensaio aberto, com entrada franca. Sábado, às 18 horas, e domingo, às 16 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia entrada).