O coreógrafo mineiro Vanilton Lakka foi o vencedor do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como melhor intérprete de 2005 pelo conjunto de trabalhos. Quem ainda não ouviu falar no curioso trabalho de Lakka, tem três oportunidades neste fim de semana, em Curitiba. Ele apresenta os espetáculos "Dúbbio" e "De...va...gar...: Últimos Capítulos da Cultura Nacional", a partir desta sexta-feira (23) no Teatro da Caixa.
Espetáculos
A proposta de "Dúbbio" é discutir a ambigüidade das relações humanas diante da solidão e da convivência com as marcas deixadas nas pessoas a partir da questão: existe a possibilidade de ficarmos sós? A pergunta tenta ser respondida a partir da utilização de um corpo repleto de informações diversas como Dança de Rua, Dança Clássica e Técnicas de Dança Contemporânea, resultando em uma dança híbrida.
Já com "De...va...gar: Últimos Capítulos da Cultura Nacional" o coreógrafo aborda a atual situação de financiamento da Dança no Brasil. Para tanto, Lakka entrevistou profissionais experientes da dança brasileira e confrontou suas opiniões com os relatórios produzidos no fim do governo Fernando Henrique Cardoso (2002), e dos relatórios produzidos até a metade do governo Lula (a partir de 2002).
Uma das conclusões possíveis foi a constatação que os problemas levantados em ambos os relatórios, tais como descontinuidade das pesquisas; concentração de recursos na região Sudeste do país; falta de ação efetiva por parte do Estado deixando nas mãos de grandes empresas a decisão sobre a utilização de recursos públicos; falta de definição clara quanto os direitos trabalhistas dos profissionais da dança; e tributação abusiva gerando dificuldades na produção, não estão apenas nos relatórios, mas são sentidos diariamente pelos artistas.
Com base nestas informações ele propõe um espetáculo corporal.
Histórico
O caminho para unir pesquisas sociais e corporais se justifica pela formação de Lakka em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2003 recebeu o prêmio Estímulo Dança Profissional, no XVI Festival de Dança do Triângulo e também ocupou a função de pesquisador/criador/intérprete residente do Território Minas, programa do FID (Fórum Internacional de Dança), realizando pesquisa sobre o conceito "Mídia Corporal". No início deste ano apresentou-se no festival "In Transit" em Berlim, como parte da programação da Copa Cultural. Atualmente além de sua carreira solo, o bailarino e coreógrafo compõe o elenco da Cia Mário Nascimento de Dança-BH.
Confira a programação dos teatros
Serviço: Espetáculos de dança "Dúbbio" e "De...va...gar..." com Vanilton Lakka. Sexta (23) e sábado (24) às 21 horas e domingo (25) às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 3321-1999. R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes).