• Carregando...

O Collegium Cantorum, coro de 20 vozes femininas de Curitiba, abre hoje a sua temporada 2006 com um concerto dedicado especialmente ao Romantismo. A regente Helma Haller escolheu um repertório que mistura composições européias e brasileiras de várias fases do período romântico musical. As obras selecionadas vão desde o "romantismo precoce" de Rossini até os momentos de expressão mais forte do movimento na Alemanha, com Schubert e Brahms.

"Vamos fazer trechos de música sacra e também de composições baseadas em poemas profanos", explica Helma, que pretende fazer a platéia perceber como os músicos trabalhavam os dois tipos de texto de maneira diferente em suas composições. Uma das escolhas do grupo foi também incluir compositores brasileiros no panorama do romantismo. Estarão presentes canções de Leopoldo Miguez e Alberto Nepomuceno.

Para Helma, um dos pontos mais altos do concerto será a série de composições de Rossini. As três peças, Fé, Esperança e Caridade, mostram, com textos de Dante Allighieri, a transição que os músicos fizeram, na passagem do século 18, do Classicismo para o período romântico. A apresentação de hoje faz parte da série Intermezzo, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, que programa concertos de música erudita no Solar do Barão, dando preferência para conjuntos de câmara da cidade.

Serviço: Romantismo nas Vozes Femininas. Sala Scabi – Solar do Barão (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533), (41) 3321-2846. Hoje às 19h30. Ingressos a R$ 2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]