Foi enterrado em João Pessoa na tarde desta sexta-feira o músico Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. Ele estava internado desde terça-feira num hospital em João Pessoa para tratamento de cancer e faleceu esta madrugada. Aos 76 anos, Sivuca morava na Paraíba há três anos com a mulher, a cantora e compositora Glorinha Gadelha. Ele foi sepultado no Cemitério Parque das Acácias com honras de Estado por ordem do governador Cássio Cunha Lima.

CARREGANDO :)

Sivuca nasceu em Itabaiana, na Paraíba, em 26 de maio de 1930. Sua relação com a música começou cedo - aos 9 anos já tocava em feiras e festas populares. Aos 15, se mudou para o Recife, onde adotou seu nome artístico. Logo no disco de estréia, em 1950, surgiu o primeiro grande sucesso, "Adeus Maria Fulô", que foi regravada pelos Mutantes nos anos 60. É dele a melodia de "João e Maria", que ganhou letra de Chico Buarque.

Morou no Rio de Janeiro, Lisboa, Paris e Nova York e foi autor do arranjo de "Pata pata", hit de Miriam Makeba. Com uma musicalidade universal, ele se considerava um artista de jazz.

Publicidade

- Eu me considero um músico de jazz. Mas jazz à nossa maneira. Sou um músico urbano - contou em entrevista aO Globo em julho deste ano.

Entre seus fãs, estavam artistas como Miles Davis:

- Nos anos 60, depois de um show em Nova York, Miles Davis veio a mim: "Enfim encontrei alguém que me fez fazer as pazes com esse maldito instrumento que é o acordeom" (risos).

Nos últimos anos, em sua temporada na Paraíba, produziu muito, em parceria com artistas locais. Lançou os CDs "Sivuca sinfônico", que gravou com a Orquestra Sinfônica de Recife, e "Terra esperança", além de seu primeiro DVD, "O poeta do som".

- Meu filho, não existe melhor remédio do que trabalhar numa partitura para uma orquestra sinfônica. Sim, vim para João Pessoa para descansar e nunca trabalhei tanto na vida.

Publicidade

O músico era casado com a cantora Glória Gadelha, sua parceira em "Feira de mangaio", um de seus maiores sucessos.