Cheerleaders, as animadoras de torcidas, são figuras quase míticas da cultura norte-americana. Suas próprias lolitas. Garotas escolhidas entre as mais bonitas e populares da High School, vestindo saias curtas e balançando pompons para exaltar os ânimos dos torcedores e dos astros do time da escola. Para falar mais claramente, são as adolescentes que os homens cobiçam e as outras mulheres invejam. "Tudo" o que uma garota quer ser.
No caso de Quero Ser Sexy de Novo, tudo o que mulheres que já não são mais garotinhas querem voltar a ser. O reality show, exibido pelo GNT, segue a mesma linha de ação trivial dos outros programas do formato.
Dez ex-cheerleaders se isolam para competir entre si em um acampamento que copia o desconforto daquelas viagens em grupo que faziam no já distante tempo em que dependiam da mesada dos pais. Passam os dias se exercitando e fazendo dieta para, ao fim da semana, subir na balança e provar que emagreceram mais do que as outras. Quem não conseguir, está fora do jogo.
O título em português tenta disfarçar o desejo que impulsiona as participantes a suar sem parar na esteira, ao som dos gritos do treinador Jay Johnson. Não se trata apenas de perder peso. Disso outros programas de realidade, como Quem Perde, Ganha, dão conta. O ponto crucial é mexer com a imaginação dessas mulheres, oferecendo a ilusão de regressar no tempo, até uma juventude plena de possibilidades, que casamentos, filhos e responsabilidades obrigaram-nas a deixar para trás.
A idade se acumulou em seus quadris e cinturas. Será que ela vai embora se eles diminuírem?
O nome original é mais direto: I Want to Look Like a High School Cheerleader Again. Ou seja, elas querem se parecer com uma animadora de torcida do ensino médio de novo. Não apenas ser sexy "hoje". Ser sexy como lembram ter sido um dia. Uma recordação tingida pela memória.
Talvez o mais engraçado na competição sejam suas fotos de adolescentes uniformizadas, nos anos 1980. Eram magricelas, usavam maiôs cavados e cortes de cabelo terríveis. De que importa? O que conta é a saudade do tempo perdido. E, nesse ponto, o que o programa promete é o impossível.
Inconformadas, as ex-cheerleaders malham e dão gritos de guerra, expressam sofrimento diante da fartura gastronômica que lhes tenta, topam o constrangimento de ouvir em público que não foram capazes de emagrecer nada ou muito pouco apesar de tudo. Metem-se em discussões e rivalidades inverossímeis, que são o combustível de qualquer reality show.
Correm na esteira sem sair do lugar muito menos voltar atrás. Não há algo de triste nisso tudo?
* * * * * * * *
Serviço
Quero Ser Sexy de Novo é exibido pelo GNT de segunda a sexta-feira, às 19 horas.
Deixe sua opinião