• Carregando...
Obra de García Márquez está sendo relançada | John Vizcaino/Reuters
Obra de García Márquez está sendo relançada| Foto: John Vizcaino/Reuters

Ranking

Confira a lista dos romances mais vendidos de Gabriel García Márquez no Brasil:

1º Cem Anos de Solidão: 429 mil

2º Memórias de Minhas Putas Tristes: 349 mil

3º O Amor nos Tempos do Cólera: 328 mil

Relançamentos

Chegarão em maio às livrarias novas edições, com novas capas, dos livros Olhos do Cão Azul, escritos entre 1947 e 1955; A Revoada, primeiro romance publicado por García Márquez, em 1955; e o clássico O Outono do Patriarca, de 1975.

O inevitável está acontecendo. A morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez, na última quinta-feira, já desencadeou grande procura por suas obras nas livrarias brasileiras. Segundo Cláudia Lamego, a gerente de imprensa da editora Record, que detém os direitos de publicação dos livros no Brasil, os pedidos já haviam aumentado nos dias que antecederam a data do falecimento do autor, quando se intensificaram os boatos sobre o agravamento de seu estado de saúde. "A tendência é que a procura continue", disse.

Como resposta a esse interesse, a Record já adiantou de julho para maio as reedições com capas novas da coletânea de contos Olhos do Cão Azul, escritos entre 1947 e 1955; A Revoada, primeiro romance publicado por García Márquez, em 1955; e o clássico O Outono do Patriarca, de 1975.

Segundo Cláudia, também está sendo reimpresso, Viver para Contar, primeiro volume das memórias de Gabo. "Era o que tínhamos menos em estoque."

Na autobiografia, o escritor fala sobre a sua infância e os livros fundamentais em sua formação como leitor, a respeito do início de sua carreira como escritor de ficção e também fala do surgimento do realismo mágico, escola literária da qual tornou-se nome mundialmente reconhecido.

Segundo estimativas da Record, o escritor, vencedor do Prêmio Nobel da Literatura em 1982, vendeu no Brasil em torno de 2,5 milhões de exemplares de seus livros. Os títulos mais populares no país são Cem Anos de Solidão (1967), Memórias de Minhas Putas Tristes (2004) e O Amor nos Tempos do Cólera (1985).

Nas rede Livrarias Curitiba, foi registrado um aumento de 11% na procura de obras do autor nos dias que se seguiram à sua morte. O diretor comercial do grupo, Marcos Pedri, lembra, no entanto, que, devido aos feriados de Páscoa e do 21 de abril, o movimento nas lojas foi menor, e a busca por títulos do colombiano, que já era maior ontem, deve crescer nos próximos dias.

Nos Estados Unidos, Cem Anos de Solidão era ontem o 15.º livro mais vendido pelo site da Amazon (www.amazon.com), entre todos os gêneros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]