A 30ª edição da Oficina de Música de Curitiba começou oficialmente neste domingo (8), no Teatro Guaíra, com a Camerata Antiqua acompanhada da pianista Cristina Ortiz apresentando obras de Shostakovich e Mozart.
O desempenho da instrumentista, não menos do que sublime, agradou tanto que a plateia cheia do Guairão pediu bis. Cristina ainda voltou ao palco para executar solos de Chopin e Brahms antes de Osvaldo Ferreira assumir a regência do concerto para duas peças especialmente preparadas para o evento: "Infinito Presente", do compositor André Mehmari, feita sobre poemas de Helena Kolody cujo centenário de nascimento é comemorado em 2012 --; e "Acordes Poéticos", de Liduíno Pitombeira, com o coral da Camerata entoando textos de Júlia da Costa.
>> Veja algumas imagens da apresentação de abertura da 30ª Oficina de Música
>> Confira a programação completa da Oficina e escolha o que quer ver
Durante a abertura, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, lembrou a morte da cantora Neyde Thomas, em agosto do ano passado, enfatizando como ela ajudou a estabelecer em Curitiba o maior polo de formação de canto lírico do país. O barítono Rio Novello, viúvo de Neyde, subiu ao palco para receber a homenagem e, em um emocionado discurso de agradecimento, enfatizou a necessidade de preservar o incentivo às novas gerações de músicos.
A fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba segue até o dia 18 de janeiro. Depois disso, inicia-se a fase da MPB, que vai até 28 de janeiro. Nesta segunda-feira (9), o destaque da programação fica por conta do Fry Street Quartet, de Chicago, que fará uma segunda apresentação no dia 16 de janeiro.
Na terça (10), músicos de diversos países e que atuam como professores na Oficina fazem um concerto de música de câmara na Capela Santa Maria. A apresentação, com obras de Ravel e Schubert, terá músicos do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França, Portugal e Eslovênia.
A 30.ª Oficina de Música de Curitiba, que terá em torno de 80 apresentações, acontecerá até o dia 28. Fique atento à programação e escolha o que quer assistir.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Deixe sua opinião