A grande estréia desta semana nos Estados Unidos é "300 de Esparta" (veja o trailer ), filme que conta com o ator brasileiro Rodrigo Santoro no elenco. Além de não ter concorrentes à altura no cinemas (outro lançamento com mais apelo é "Miss Potter", com Renée Zellweger), o longa ganhou apoio em peso dos críticos americanos. As resenhas são todas favoráveis à adaptação de Zack Snyder para a HQ de Frank Miller, o mesmo de "Sin City". O personagem de Rodrigo Santoro, o rei da Pérsia Xerxes, também é citado, mas sempre com ressalvas sobre o exagero da transformação do papel para a tela.
"É o primeiro filme obrigatório de 2007", escreveu um crítico de Boston. "A HQ de Frank Miller sobre a antiga batalha grega ganhou intensidade e vida", disse Kirk Honeycutt, do "Hollywood Reporter".
"Uma enfurecida, bombástica e visualmente atrativa história sobre a batalha de Termópilas como imaginada pelo radical Frank Miller", acrescentou Todd McCarthy na "Variety".
Sobre o papel de Santoro, a revista faz até brincadeiras: "Xerxes enfurecido, estranhamente com o corpo todo raspado, cheios de furos e muitas jóias, parece mais saído de um clube novaiorquino do que de um campo de batalha. Mas com seus gritos metalizados quando ele chama seus guardas "Imortais!", ele se torna um cretino gigante, um rinoceronte agressivo de pouco efeito".
O "Hollywood Reporter" cita o tom de homossexualismo no papel de Santoro: "O rei Xerxes vem cheio de jóias, como um gigante depravado, carregado do alto de uma torre por seus escravos. O monarca tenta sem sucesso seduzir Leônidas em uma passagem homoerótica como era comum no Velho Mundo", descreve a revista.
Muitos críticos destacam a sensualidade presente no filme. O site "Cinema Blend" afirma: "Entre tanto sangue e destruição, o figurino cuidadoso e o estilo sensível faz de '300' um filme altamente erótico".
Respeitado site especializado em cinema, o "ComingSoon.net" afirma que o diretor "capturou perfeitamente o olhar e o sentimento da obra original de Miller com um filme divertido, excitante e doentio sem perder de vista a história de seus personagens".
"O diretor Zack Snyder adaptou a HQ com paixão e criatividade, provando que contar histórias clássicas nunca sai de moda", citou a revista "IGN Movies".
Sobre o protagonista do filme, o ator Gerar Butler, a revista "Compuserve" cita o charme na interpretação do rei Leônidas: "Eu preferi Gerard Butler em 'O fantasma da ópera', você não? Mas ele estava tão charmoso lá quanto aqui em '300'", elogia o jornalista.
O filme, que esta semana ganhou homenagem da cidade de Esparta, estréia no Brasil dia 30 de março.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada