Para discutir a importância da crítica, também é preciso levar em conta que o cinema não se resume apenas a filmes feitos para bombar, lembra o professor de filosofia e ética da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e crítico de cinema Humberto Pereira da Silva.
Ele explica que a crítica realmente tem pouca relevância para o grande público quando se fala de “cinema comercial”, blockbusters ou franquias. O termômetro destes filmes é mesmo a bilheteria, e não a crítica. Mas resumir o cinema a isso é um “reducionismo atroz”, diz o crítico.
“A crítica se manifesta, sim, e é ouvida com atenção, cuidado e o devido reconhecimento quando diante de filmes com propósitos artísticos, estéticos, culturais explícitos”, defende. “Quem não gosta do juízo crítico com o argumento do desempenho nas bilheterias precisa considerar que essa posição potencializa certo desdém por filmes voltados para um público mais seletivo.”
É por isso que boas avaliações acabam sendo mais importantes para produções menores, como “Spotlight”. O próprio vice-presidente executivo de distribuição da Warner Bros., Jeff Goldstein, faz uma separação deste tipo em uma entrevista à revista americana “Variety”. “[‘Batman Vs. Superman’] não se leva a sério. É apenas uma tarde agradável no cinema”, disse, ressaltando a distância entre o que os críticos escreveram e a experiência dos fãs.
Analistas esperam, no entanto, que as críticas negativas de “Batman vs. Superman” afetem o desempenho do filme algumas semanas depois do lançamento, quando as bilheterias tendem a cair bruscamente.“Resenhas positivas aliviariam a queda”, disse Jeff Bock, analista da Exhibitor Relations.
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