O filme mudo "The Artist" e a animação "A Invenção de Hugo Cabret" receberam nesta terça-feira as principais indicações para o prêmio da Associação de Críticos Cinematográficos da TV, em uma semana que praticamente são conhecidos os favoritos para o Oscar.
Os dois filmes - cartas de amor aos primórdios do cinema - arremataram 11 indicações, incluindo as de melhor filme e melhor diretor - Michel Hazanavicius (The Artist) e Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret).
"Histórias Cruzadas", que no boca a boca se tornou o filme do verão norte-americano, e "Drive", história de ação com Ryan Gosling, tiveram oito indicações cada. "Os Descendentes", drama familiar de George Clooney, e "War Horse", filme familiar ainda inédito de Steven Spielberg, ficaram com sete.
Esses quatro também estiveram entre os dez indicados ao prêmio de melhor filme, junto com "Meia-Noite em Paris", de Woody Allen, e "A Árvore da Vida", de Terrence Malick.
Clooney e Brad Pitt (por "O Homem que Mudou o Jogo") estão entre os indicados a melhor ator. Viola Davis (Histórias Cruzadas), Meryl Streep (A Dama de Ferro) e Michelle Williams (Uma Semana com Marilyn) foram indicadas a melhor atriz.
A entrega do prêmio está marcada para 12 de janeiro, em Hollywood.
A Associação de Críticos Cinematográficos da TV é a maior organização de críticos da América do Norte, e suas indicações estão entre as primeiras na temporada anual de prêmios.
Na quarta-feira, a entidade Screen Actors Guild anuncia seus escolhidos de 2011, e na quinta-feira saem as indicações do Globo de Ouro.
As indicações para o Oscar acontecem em 24 de janeiro, com a entrega do prêmio em 26 de fevereiro.
Deixe sua opinião