Tenha pena dos críticos de televisão, cujo cinismo chega ao auge na temporada do Emmy.
Eles sabem que os eleitores raramente assistem a todos os programas nos quais votam, e que aqueles que votam tendem a ser tão conservadores que muitos dos programas elogiados pelos críticos acabam ficando de fora.
Mas nada disso os impede de indicar possíveis vencedores. O crítico da TV Guide Matt Roush e o crítico de televisão do USA Today Robert Bianco indicam suas escolhas.
Seriado dramático
Matt Roush: "'Mad Men' (AMC) é um clássico instantâneo que tem jeito de vencedor. Mas pode ser desbancado por 'Damages' (FX), que é o '24 Horas' deste ano."
Robert Bianco: "'Lost' (ABC), porque teve uma incrível retomada criativa nesta temporada. Mas 'Mad Men' é tão inovador e suscitou tanto hype que acho que os eleitores vão apostar nele."
Seriado cômico
Roush: "Eu aposto em '30 Rock' (NBC). As comédias da HBO indicadas não foram as melhores da emissora - e onde foi parar 'Pushing Daisies' (ABC)? -, então, na batalha das comédias da NBC, esta farsa inspirada deve deixar 'The Office' para trás."
Bianco: "'30 Rock' teve um ano inconsistente, mas basta indicar alguns episódios. É uma escolha inequívoca, se bem que a gente nunca deve descontar as séries da HBO."
Ator principal em seriado dramático
Roush: "Jon Hamm ('Mad Men') é o favorito instantâneo."
Bianco: "Se Hugh Laurie ('House', da Fox) concorrer pelo episódio final da temporada, que foi tão bem escrito e teve uma atuação tremenda dele, este será o ano dele."
Atriz principal em seriado dramático
Roush: "Nesta categoria as candidatas são muitas, mas ninguém que se equipare à monstruosa e gélida advogada 'Cruela' que Glenn Close faz em 'Damages"'.
Bianco: "Glenn Close vai levar o prêmio. Ela conseguiu passar dos limites e ao mesmo tempo permanecer no controle."
Ator principal em seriado cômico
Roush: "Alec Baldwin ('30 Rock') finalmente vai receber o reconhecimento merecido pelo brilho distorcido dessa performance que definiu sua carreira."
Bianco: "Se existe um momento de que as pessoas se recordam desta temporada inteira, é a sessão de terapia de Baldwin, que vai ficar na história."
Atriz principal em seriado cômico
Roush: "Julia Louis-Dreyfuss ('The New Adventures of Old Christine', CBS) é a escolha certa. Mas não desconte as chances de Tina Fey ('30 Rock')".
Bianco: "Tina Fey é uma mulher engraçadíssima e roteirista divertida, mas ainda não é uma grande atriz. Estou torcendo por Christina Applegate, que conseguiu sozinha converter 'Samantha Who?' em sucesso decente."
Minissérie
Roush: "'John Adams', da HBO, é a produção mais magnífica e que recebeu mais indicações - e que tem mais chances de ganhar. Mas eu prefiro a mais modesta 'Cranford' (PBS."
Bianco: "Não há um momento fraco em 'Cranford', mas a PBS não tem como equiparar-se ao marketing e ao dinheiro que a HBO vai investir em 'John Adams'."
Filme feito para a televisão
Roush: "Na corrida entre o belo 'A Raisin in the Sun' (ABC) e o politicamente carregado 'Recount', eu apostaria em 'Raisin', mas acho que 'Recount' tem a vantagem em um ano eleitoral".
Bianco: "'Raisin' é uma brilhante transposição para o cinema de uma produção teatral brilhante".
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas