No início do século 20, Auguste de Saint Hilaire, um francês bem-nascido, aventurou-se pelo interior do Brasil para registrar a diversidade da flora do país. Além da descrição das paisagens, seus relatos de viagem descreviam os costumes dos habitantes dos locais que visitava. A passagem do botânico por terras paranaenses é o tema do documentário O Brasil de Saint Hilaire Campos Gerais do Paraná, de Berenice Mendes, que será lançado hoje na Cinemateca de Curitiba.
A diretora conta que tomou conhecimento de Saint Hilaire por meio da pesquisa que fez para o longa-metragem que pretende realizar baseado no romance histórico O Drama da Fazenda Fortaleza, de David Carneiro, sobre um trágico fato acontecido na região dos Campos Gerais. "Gosto de contar a história do Paraná em meus trabalhos. E descobri esses relatos do Saint Hilaire, que se revela um fantástico cronista social, demonstrando toda a surpresa pela exuberância da paisagem que encontrou por aqui", diz Berenice.
Feito para a televisão (tem 52 minutos de duração), o documentário também conta com uma parte ficcional, para dar mais fluência à narrativa os relatos históricos são mesclados com críticas à realidade ambiental dos dias de hoje. "É uma produção que tem apelo junto ao público mais jovem. Aliás, este filme tem muito humor, algo que não havia colocado em meus trabalhos anteriores", afirma Berenice, que pretende inscrever o filme em festivais e negociá-lo para apresentação na tevê a cabo e na rede de emissoras educativas.
O Brasil de Saint Hilaire, produzido por Homero Camargo, teve imagens gravadas na cidade de Tibagi. O filme recebeu recursos através do Conta Cultura (projeto da gestão anterior do governo estadual) de 2002 os apoiadores são a Copel e o BRDE.
Berenice revela que seu próximo projeto de documentário terá como tema a influência da televisão na sociedade brasileira. "Pretendo registrar locais bem variados, como uma colônia alemã no Sul, uma cidade de pescadores no Nordeste, uma comunidade com influência indígena no Centro-Oeste, um bairro rico de São Paulo e uma favela carioca. Todos vêem a mesma TV", comenta.
Serviço: Lançamento do documentário O Brasil de Saint Hilaire Campos Gerais do Paraná, de Berenice Mendes. Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174). Hoje, com sessões às 20h30 e 21h30. Entrada franca.