Tom Cruise protagoniza thriller sobre a Segunda Guerra Mundial| Foto: Divulgação

Trailer Operação Valquíria

Assista ao trailer de Operação Valquíria

CARREGANDO :)
Tom Cruise em cena do filme
Em
Em
A história de
Cena do filme
Em
CARREGANDO :)

Pense em Operação Valquíria (Valkyrie, em inglês) como um suspense razoavelmente interessante que mostra Tom Cruise, 46 anos, tentando matar Adolf Hitler. Só assim torna-se possível assisti-lo. O filme dirigido por Bryan Singer (X-Men 2 e Superman - O Retorno) conta a história verídica do oficial do exército alemão Claus von Stauffenberg executado após tentar matar o ditador nazista em um complô durante a Segunda Guerra Mundial.

"Operação Valquíria" é o primeiro longa que Cruise protagoniza desde Missão: Impossível 3, em 2006, quando foi demitido da Paramount Pictures após uma lucrativa parceria de 14 anos (US$ 2 bilhões em bilheteria em todo o mundo). Na ocasião, Summer Redstone, então presidente dos estúdios Paramount, alegou que a causa do rompimento seria o comportamento vexatório mostrado por Cruise na mídia (propaganda pela Cientologia, denúncias contra antidepressivos e gafes em programas de TV) que influenciou também no mau desempenho de "Missão: Impossível 3". O astro, então, decidiu ter seu "próprio negócio" e, há dois anos, é co-proprietário dos estúdios United Artists Entertainment, que produz "Operação Valquíria".

Publicidade

Cruise não convence na pele do enigmático Stauffenberg - um dos homens mais nobres, carismáticos e valentes da Alemanha. Dá vida ao coronel do exército alemão com seu inconfundível sotaque americano enquanto o restante do elenco tem sotaque britânico. Não confunde, mas distrai.

O filme começa em 1943 com Stauffenberg seriamente ferido em uma falida missão do Terceiro Reich na Tunísia. Ele perde um olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda. Volta a Berlim com uma honrada fúria ao regime assassino de Hitler. "Devemos mostrar ao mundo que a Alemanha é muito mais que o exército de Hitler. Eu sirvo meu país, mas esse não é meu país", escreveu em seu diário.

Após se recuperar de seus ferimentos, se une aos altos comandantes do exército alemão para matar Hitler e pôr fim à Segunda Guerra Mundial. Ele coloca uma bomba numa maleta embaixo da mesa de Hitler em seu quartel-general na Prússia em 20 de julho de 1944. A mesa, de madeira sólida, salvou o ditador, que só sofreu pequenos ferimentos. Stauffenberg foi preso e executado na mesma noite ao lado de seus cúmplices.

A história de Stauffenberg sem dúvida merece ser contada. Está focada na resistência alemã ao nazismo. Mas "Operação Valquíria" está centrada em um único ator. Muitos personagens importantes da Segunda Guerra Mundial são apenas mencionados. É um filme simples, cronológico, rápido e com a ideia única de entreter.