A Secretaria da Cultura do Paraná dvulgou nesta sexta-feira os vencedores dos concursos literários Newton Sampaio (contos) e Helena Kolody (poesia). Depois da análise de 3.447 trabalhos registrados por 1.506 autores, o juri deu o principal prêmios para o paraibano Rinaldo Fernandes com o conto "Beleza" que narra a história de um sujeito sem perspectivas que vive na pior e rouba uma égua. O paranaense Ricardo Pedrosa Alves venceu com o poema "Remerzbau I".
O concurso também premia os melhores paranaenses de cada categoria e em poesia o primeiro lugar ficou para Rodrigo Madeira Barbosa com o poema "Infância". Em conto, o vencedor paranaense foi Edemilson Mikuska com o conto "Os Corvos" que traz um embate existencialista entre três corvos enquanto eles devoram o corpo de uma pessoa assassinada.
Ao todo foram distribuídos R$18 mil em prêmios, para os três primeiros colocados em cada categoria: Poesia (Nacional e Paraná) e Contos (Nacional e Paraná). Está previsto para o primeiro semestre do ano que vem, a publicação de uma antologia que inclui os vencedores do Concurso e mais os autores e poetas que receberam menção honrosa da comissão julgadora, totalizando 27 contos e 23 poemas.
Em 2006 a comissão julgadora foi formada por Airo Zamoner, Marilda Confortin e Nilton Tridapalli (categoria Contos Nacional); Carlos Augusto da Luz, Maurício de Arruda Mendonça e Ricardo Corona (categoria Poesia Nacional); Jandyra Mengarelli, Marcio Davie Claudino da Cruz e Silvana Oliveira (categoria Contos e Poesia Paraná).
O setor de editoração da Secretaria de Estado da Cultura afirma que durante o período 2003-2006 foram editados 17 mil exemplares de livros aprovados pelo Conselho de Editoração. Além disso, numa parceria com a Imprensa Oficial ainda teriam sido publicados mais oito mil livros com os vencedores dos Concursos de Contos e Poesias de 2002 (que ficou pendente da gestão anterior), 2003 e 2005. E, também com a aprovação do Conselho, foram editados 5 mil exemplares da coleção Monumenta, de vários autores, totalizando 30 mil exemplares.
Dezessete autores paranaenses foram contemplados com a publicação de suas obras nos mais variados gêneros de poesia a romance, passando por conto e história. Cada título teve a tiragem de mil exemplares, sem ônus para os autores que ficaram com 10% e o restante foi distribuído em todo o Paraná, em bibliotecas e escolas.