Madri O Instituto Cervantes informou, em Madri, que contará em breve com mais sete centros culturais no Brasil "para atender à grande demanda de aprendizagem de espanhol entre a população brasileira". Uma das cidades escolhidas para sediar o centro cultural é Curitiba.
Segundo a entidade, isso será possível graças a um convênio de colaboração assinado pela secretária de Estado de Coopera-ção Internacional, Leire Pajín, e pelo diretor do Instituto Cervantes, César Antonio Molina. O acordo atribui ao Cervantes seis Centros Culturais da Agência Espanhola de Cooperação Inter-nacional (Aeci) no Brasil.
O Instituto Cervantes informou, em comunicado, que os demais centros ficarão em Bra-sília, Porto Alegre, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador.
Os centros de Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Salvador serão oficialmente inaugurados no início do próximo ano. Há, ainda, previsão de que o centro de Recife seja aberto em 2007 e os de Florianópolis e Belo Horizonte, em 2008, de modo que o processo será realizado gradativamente e de acordo com o calendário dos cursos acadêmicos, afirma a nota.
Com isso, o Instituto Cervantes aumentará de forma exponencial sua presença no Brasil, onde, no momento, conta com centros em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O objetivo é atender melhor à grande demanda de aprendizagem de espanhol no país, onde o Cervantes calcula que nos próximos anos, serão necessários cerca de 200 mil professores de espanhol por conta da entrada em vigor de uma lei que obriga as escolas a ter a língua no currículo do Ensino Médio.