Quando se pensa num livro, pensa-se em um romance. Contra algumas previsões pessimistas, o romance começou o século 21 como o gênero literário de maior apelo popular. Algo que se reflete nas apostas das editoras e prêmios literários. E por que o romance mantém esta vitalidade?
Esta é a pergunta que será feita aos autores Miltom Hatoum e Cristóvão Tezza na primeira mesa do “Curitiba Literária”, que começa nesta terça-feira (8) na Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
A evento faz parte do “braço literário” da Bienal de Curitiba 2016 e programa até o dia 29 de novembro (veja a programação completa abaixo) outros três encontros entre nomes importantes do cenário literário de Curitiba e do país.
Os autores visitantes serão Bernardo Kucinski, Bernardo Carvalho e Xico Sá. Representando a cidade, José Castello, Caetano Galindo e Luís Henrique Pellanda. As mesas serão sempre baseadas em uma pergunta sobre a literatura atual, que os autores vão tentar responder.
Segundo o curador do evento, o escritor Rogério Pereira, o projeto tem a ambição de se tornar “um dos maiores eventos literários do Brasil”. “É um projeto que pretendemos se tornar permanente e que deve se encorpar a cada ano”.
Para ele o ambiente literário na cidade é “propício” para a realização de um evento literário de grande porte.“Já há festivais importantes como o Litercultura e outros. Há todo um ambiente favorável de leitores e autores para criação de um evento nacional que seja referência na cidade”.
Livro
Nesta primeira edição do Curitiba Literária também será lançado um livro com narrativa curtas de vinte autores (dez curitibanos e dez de outras cidades do país), com tiragem de dois mil exemplares a serem distribuídos para escolas e bibliotecas públicas do estado.
“O livro é uma tentativa de fazer um recorte do que é a produção literária atual, tanto no Paraná quanto em esfera nacional”.
Além das mesas do “Curitiba Literária”, a Bienal de Curitiba terá exposições, palestras, oficinas, intervenções em estações tubo e sessões de autógrafos, totalizando 122 atividades. A programação se estende até fevereiro de 2017.
PROGRAMAÇÃO
Autores convidados: Milton Hatoum e CristovãÌo Tezza. Mediador: Christian Schwartz
Biblioteca PuÌblica do ParanaÌ (BPP)
Autores convidados: Bernardo Kucinski e JoséÌ Castello. Mediador: Luiz Rebinski
Livraria da Vila - Pátio Batel
Autores convidados: Bernardo Carvalho e Caetano Galindo. Mediador: Omar Godoy
Livraria Cultura - Shopping Curitiba
Autores convidados: Xico SáÌ e Luís Henrique Pellanda Mediador: Yuri Al’Hanati
Livraria Cultura - Shopping Curitiba
Baixe já o aplicativo do Clube do Assinante!
Com ele você pode consultar os parceiros próximos a você, buscá-los por nome ou palavra-chave, e obter o desconto pelo próprio aplicativo!
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Deixe sua opinião