Após um período de marasmo, Curitiba parece ter voltado ao circuito dos grandes shows internacionais. Com duas lendas do rock prestes a se apresentar, Kiss no próximo dia 21 e Ozzy Osbourne no dia 28, a cidade agora foi brindada com o anúncio da cantora pop Katy Perry, que vem ao Paraná em setembro.
Esse renascimento acontece na esteira da reativação da Pedreira Paulo Leminski, que durante cinco anos esteve interditada para eventos. Antes do fechamento, o local foi palco de shows internacionais de ponta, que ficaram na memória de muitos curitibanos. Relembre os principais:
José Carreras
4 de abril de 1993
Em comemoração aos 300 anos de Curitiba, a cidade foi presenteada com a apresentação de um dos principais tenores contemporâneos. Acompanhado pela Orquestra Sinfônica Brasileira, o espanhol José Carreras fez um concerto memorável para milhares de espectadores.
Paul McCartney
5 de dezembro de 1993
Antes de se tornar habituée em terras brasileiras, o ex-beatle Paul McCartney fez um concorrido show em Curitiba. Além da capital paranaense, apenas São Paulo recebeu o cantor na turnê The New World Tour, que tinha a participação da mulher de Paul, Linda, morta cinco anos depois.
INXS
12 de março de 1994
Quem viveu os anos 80 com certeza lembra de hits como “Suicide Blonde” e “New Sensation”, executados ao vivo pelo INXS em um show de mais de duas horas no palco da Pedreira. Lamentavelmente, o vocalista Michael Hutchence se suicidou em 1997.
Ramones
12 de novembro de 1994
A noite de 12 de novembro de 1994 é inesquecível para muitos fãs do rock pesado. Afinal, eles tiveram o privilégio de ver em ação os Ramones, um dos expoentes do punk que encerraria as atividades dois anos depois, e o Sepultura, grande nome do metal ainda com sua formação original.
Bon Jovi
29 de outubro de 1995
Com um fã-clube que incluía tanto roqueiros tradicionais como adolescentes histéricas, o Bon Jovi desembarcou na cidade no auge da popularidade, quando a balada romântica “Always” tocava incessantemente nas rádios. Mas o roqueiro também fez o público sacudir a cabeleira com clássicos como “Livin’ on a Prayer”.
AC/DC
11 de outubro de 1996
Outro dia histórico para os roqueiros. Se até hoje os shows do AC/DC provocam comoção em fãs de todas as idades, imagine há quase 20 anos atrás. Cerca de 50 mil pessoas pularam e cantaram ao som da voz aguda de Brian Johnson e dos riffs de Angus Young.
David Bowie
31 de outubro de 1997
Sim, o camaleão do rock já esteve em solo curitibano, em um festival que teve ainda a participação de No Doubt e Erasure. Apesar de privilegiar canções mais novas à época, o set list teve clássicos como “All the Young Dudes” e “The Man Who Sold the World”.
Iron Maiden
6 de dezembro de 1998 e 4 de março de 2008
Das cinco passagens dos britânicos por Curitiba, duas foram na Pedreira: a primeira em 1998, com Blaze Bayley nos vocais e a segunda em 2008, já com Bruce Dickinson. Essa última apresentação foi eternizada no DVD “Flight 666”, com a música “The Clairvoyant” registrada na capital paranaense.
Pixies
8 de maio de 2004
A notícia era quase inacreditável. Após 11 anos separados, o Pixies voltava a se reunir para entrar em turnê. No Brasil a única apresentação seria em...Curitiba! Programado inicialmente para a Ópera de Arame, o show teve de ser transferido para a pedreira após os ingressos se esgotarem em questão de minutos. Quem foi ao show ouviu quase todos os hits da banda.
Pearl Jam
30 de novembro de 2005
Foram 15 anos até que o Pearl Jam, uma banda que nasceu com o grunge para se tornar gigante, se apresentasse pela primeira vez no Brasil. Sorte dos curitibanos, que foram incluídos na turnê histórica daquele ano. A banda retornaria à cidade em 2011.
Tim Festival
31 de outubro de 2006 e 2007
Curitiba recebeu duas edições do Tim Festival, à época o principal festival de música pop do país. Em 2006, as atrações principais eram a veterana Patti Smith, os rappers do Beastie Boys e os nova-iorquinos do Yeah Yeah Yeahs. No ano seguinte, o lineup foi ainda mais poderoso: de uma só vez a islandesa Björk, Arctic Monkeys (foto) e The Killers.
Black Eyed Peas
10 de novembro de 2006
Talvez a última grande atração internacional a se apresentar para os curitibanos no auge da carreira, o Black Eyed Peas subiu ao palco da Pedreira na onda dos sucessos como “My Humps” e “Let’s Get Started”. Nem o tombo da vocalista Fergie ao final do show manchou a apresentação.
Qual desses shows marcou a sua vida? Conte-nos a sua experiência.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião