Considerado o mais importante prêmio brasileiro de fotografia, o Prêmio Porto Seguro Fotografia de 2005 divulgou a lista dos vencedores da sua quinta edição. O artista curitibano Tom Lisboa faturou o prêmio na categoria Pesquisas Contemporâneas com o trabalho "Polaroides (In) Visíveis".
Tom Lisboa criou uma série de cartazes amarelos, no tamanho de uma foto polaróide, e espalhou por diversos espaços públicos, pontos de ônibus, muros e tapumes de Curitiba. No lugar da foto ele descreve pontos importantes do mobiliário urbano da Capital e que passam desapercebidos pelos cidadãos no seu dia-dia.
Para o artista, "Polaroides (In) Visíveis" é uma exposição fotográfica que não usa máquina, filme ou papel fotográfico. Tom Lisboa explica que a foto é feita pelo observador ao ler suas "fotos" e que instantaneamente volta seu olhar para o item descrito. "A exposição é uma imagem instantânea, mas não feita pelo fotógrafo e sim feita pelo expectador", explica o curitibano. "Polaroides (In) Visíveis" terá uma versão paulista, que será apresentada durante a entrega da premiação.
Os outros premiados foram: Thomaz Farkas n o Prêmio Especial Porto Seguro; João Castilho, Pedro David e Pedro Mota, na categoria Brasil; Lucille Kan, na categoria Revelação.
Todos os trabalhos premiados e mais 17 selecionados serão apresentados no dia 27 de setembro em uma exposição no Espaço Porto Seguro Fotografia, em São Paulo. A premiação será entregue no dia 26 de setembro.
Você pode ver mais fotos do trabalho "Polaroides (In) Visíveis" no site do próprio artista: www.sintomnizado.com.br/polaroides
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião