Quase todo aluno de curso de teatro não vê a hora de chegar o fim das aulas, que costuma culminar com a estreia de uma peça. Mesmo oficinas intensivas agora trabalham com esse objetivo. É o caso do projeto "Trilhas Urbanas: uma Homenagem a Renato Russo", que vai de 9 de fevereiro a 15 de março, no Villa Hauer Cultural.
Montado em 2003 com alunos do Colégio Positivo e 2010 no Cena Hum, o espetáculo faz uma colagem de trechos de canções de Renato Russo. Algumas a professora Sônia Morena precisou apresentar aos alunos mais novos. "O pessoal conhece só as mais tocadas. Mas para nós da geração que esperava os discos saírem em vinil, ele ajudou a formar discursos que não podíamos formar sozinhos", contou à Gazeta do Povo.
O surpreendente é que "não há uma só palavra na peça que não seja de músicas de Renato Russo", de acordo com Sônia. Com três partes, a dramaturgia aborda o universo de violência e uso de drogas, a solidão, pensamentos de suicídio e os relacionamentos.
A badalada "Eduardo e Mônica" é encenada em duas partes, "para dar um respiro".
Temporada O plano da professora Sônia Morena é manter o espetáculo em cartaz no circuito comercial após o término do curso e a estreia dos alunos. "O maior aprendizado vem durante a temporada", diz, ressaltando que não pega leve seja com novatos ou experientes. "O conceito de disciplina está muito esquecido. Não adianta ter a DRT [registro profissional como ator no Ministério do Trabalho] e não estar capacitado para trabalhar."
ServiçoCurso "Trilhas Urbanas: Uma Homenagem a Renato Russo"Datas: 9 de fevereiro a 15 de março, das 18 às 22 horasLocal: Villa Hauer Cultural (Rua Bom Jesus de Iguape, 2.121, Hauer).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião