Quase todo aluno de curso de teatro não vê a hora de chegar o fim das aulas, que costuma culminar com a estreia de uma peça. Mesmo oficinas intensivas agora trabalham com esse objetivo. É o caso do projeto "Trilhas Urbanas: uma Homenagem a Renato Russo", que vai de 9 de fevereiro a 15 de março, no Villa Hauer Cultural.
Montado em 2003 com alunos do Colégio Positivo e 2010 no Cena Hum, o espetáculo faz uma colagem de trechos de canções de Renato Russo. Algumas a professora Sônia Morena precisou apresentar aos alunos mais novos. "O pessoal conhece só as mais tocadas. Mas para nós da geração que esperava os discos saírem em vinil, ele ajudou a formar discursos que não podíamos formar sozinhos", contou à Gazeta do Povo.
O surpreendente é que "não há uma só palavra na peça que não seja de músicas de Renato Russo", de acordo com Sônia. Com três partes, a dramaturgia aborda o universo de violência e uso de drogas, a solidão, pensamentos de suicídio e os relacionamentos.
A badalada "Eduardo e Mônica" é encenada em duas partes, "para dar um respiro".
Temporada O plano da professora Sônia Morena é manter o espetáculo em cartaz no circuito comercial após o término do curso e a estreia dos alunos. "O maior aprendizado vem durante a temporada", diz, ressaltando que não pega leve seja com novatos ou experientes. "O conceito de disciplina está muito esquecido. Não adianta ter a DRT [registro profissional como ator no Ministério do Trabalho] e não estar capacitado para trabalhar."
ServiçoCurso "Trilhas Urbanas: Uma Homenagem a Renato Russo"Datas: 9 de fevereiro a 15 de março, das 18 às 22 horasLocal: Villa Hauer Cultural (Rua Bom Jesus de Iguape, 2.121, Hauer).