Que o flamenco, uma dança proveniente da região da Andaluzia, no sul da Espanha, é um ritmo apreciado pelos curitibanos, disso ninguém tem dúvidas. Porém, o que certamente poucos devem saber é que neste período de férias é que a partir do dia 23 de janeiro, um curso de dança flamenca movimenta os apreciadores do gênero.
Ministrado pela professora Carmem Romero, o "Curso de Férias de Dança Flamenca" terá duração de quatro dias, com turmas para os níveis básico, iniciante e intermediário. Os horários também são bastante flexíveis, com aulas de uma hora de duração acontecendo pela manhã e a noite. O investimento dos interessados no curso é de R$ 80,00.
Os primeiros registros deste ritmo latino datam do século 16, nas cidades de Sevilha, Jerez e Cádiz, que hoje são consideradas as principais referências do flamenco contemporâneo. Além do tradicional toque das castanholas, a dança flamenca é a reunião da cultura de diversos povos, como os árabes, judeus, hindus, ciganos, espanhóis, entre outros. O termo "flamenco" deriva do árabe fellah (camponês) e mengu (fugitivo).
Apesar de na capital paranaense não haverem "camponeses" nos tempos modernos, é impossível "fugir" de uma oportunidade dessas.
Serviço:
Curso de Férias de Dança Flamenca. De 23 a 27 de Janeiro. Carmem Romero Dança Flamenca (Nilo Cairo, 240), Tel.: (41) 3262 9782. Custo: R$ 80,00. Maiores informações no site www.carmenromero.com.br.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia