• Carregando...
Cena do curta: animação fez o autor da tirinha chorar | /Reprodução
Cena do curta: animação fez o autor da tirinha chorar| Foto: /Reprodução

Baseado numa tirinha brasileira, o curta “The Present”, do diretor alemão Jacob Frey, já levou 59 prêmios no mundo todo e despertou a atenção do megaestúdio de animação Pixar.

“The Present” é inspirado na tirinha “Perfeição”, criada pelo brasileiro Fábio Coala em 2012, uma fábula edificante sobre a amizade entre um garoto e seu cachorrinho perneta. O cartum pode ser conferido no site http://mentirinhas.com.br/perfeicao/.

Frey diz que viu uma versão traduzida para o inglês do quadrinho na comunidade colaborativa de humor 9gag e que ficou “extasiado”. “Eu soube imediatamente que deveria transformar aquilo num curta de animação”, conta.

Segundo Frey, “um fanático por cachorros”, o fato de ter um cãozinho na história “derreteu” seu coração. Ele então entrou em contato com o brasileiro Coala para adaptar a tirinha como seu projeto de graduação na Filmakademie de Luswigsburg, na Alemanha.

O curta, finalizado um ano e três meses depois, tem qualidade das animações da Pixar, como pode ser conferido logo abaixo. O autor da tirinha, segundo Frey, “ficou surpreso com a qualidade do projeto”. “Tanto ele quanto sua mulher choraram”, afirma.

The Present from Jacob Frey on Vimeo.

Lançado em 2014, “The Present” fez uma longa carreira por festivais internacionais, ganhando 59 prêmios, incluindo o prêmio do público no Animarte, do Rio.

Graças a ele, Markus Kranzler, responsável pelos efeitos visuais do curta, ganhou um emprego na Pixar, nos Estados Unidos. Já o diretor, Frey, entrou para o programa de treinamento dos estúdios de animação da Disney e trabalhou, como animador, em “Zootopia”, lançado em março no Brasil.

Atualmente, Frey trabalha no filme “Moana”, novo longa de animação da Disney que chegará ao país em dezembro deste ano.

“Até pouco tempo atrás, muitas das pessoas da Disney nem sabiam que eu fazia curtas”, diz Frey. “Mas o fato de já ter realizado alguns filmes próprios é um bônus porque te torna ciente de toda a cadeia de produção de uma animação.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]