Park City (EUA) Os curtas têm um espaço cada vez maior no Festival de Sundance. Como tem apregoado o criador do evento Robert Redford ratificado no discurso de abertura desta edição , a qualidade média do formato há muito merece um espaço e reconhecimento maiores. Entre os 73 títulos selecionados neste ano (de 4.327 inscritos), três são brasileiros, um fato inédito na história do festival.
Gustavo Spolidoro, que está em Park City, apresentou o seu Início do Fim, sobre a luta de um homem para manter a normalidade no seu lar cercado pela guerra. "É uma história sobre o medo e a solidão", explicou para o público ao apresentar o filme. O diretor gaúcho acha que a seleção no evento americano vai contribuir para que finalmente realize seu longa. "Pretendo iniciar logo Ainda Orangotangos. Além do retorno aqui, acabo de ganhar o edital baixo orçamento do Ministério da Cultura", diz, lembrando do prêmio de R$ 1 milhão para realização do filme concedido pelo órgão federal brasileiro.
Desejo, um filme sobre os moradores e marginalizados de Copacabana, que tem Wagner Moura e Lázaro Ramos no elenco, também foi muito bem recebido. A diretora Anne Pinheiro Guimarães, envolvida com outros projetos, não pode vir ao Sundance, mas mereceu meia página no Daily Insider, o jornal oficial do festival que divulga os destaques do dia do evento. O outro brasileiro, Quimera, de Erik Rocha e Tunga (artista plástico), foi apresentado na mostra Frontier, destinada a filmes de vanguarda. Rocha também não pode vir a Park City, ocupado com o lançamento do seu longa Intervalo Clandestino.
O cinema nacional ainda está presente na mostra com La Muerte es Pequeña, do carioca Fellipe Gamarano Barbosa. O filme, uma produção Brasil/EUA, segue dois estrangeiros procurando por apartamentos e custou a inacreditável quantia de US$ 250 dólares. O curta é inspirado em um conto de Sérgio Santanna. "Pretendo que meu novo projeto também seja uma adaptação de Santanna, dessa vez inspirado no livro Os Monstros", antecipa o diretor, que está em Park City desde o início do festival.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião