O filme que colocou o Paraná no mapa do cinema brasileiro será exibido hoje na Cinemateca, às 19h30. Lance Maior, de 1968, é o primeiro longa-metragem do diretor Sylvio Back e foi rodado em Curitiba e no litoral do estado. Após sua exibição no Festival de Brasília, em novembro deste ano, o filme volta às telonas de sua cidade natal, com uma novidade: uma reedição de seu roteiro, em comemoração aos 40 anos do filme.
A nova versão do roteiro, que já foi lançada em São Paulo no dia 4 de dezembro, chega agora a Curitiba, junto com o filme. Em comparação à publicação antiga, realizada pelo escritor e então coordenador da Cinemateca do Museu Guido Viaro, Valêncio Xavier, em 1975, o livro foi feito agora com mais recursos, como afirma o atual coordenador da Cinemateca Francisco Alves do Santos.
No livro estão 20 páginas de fotos de Hélio Silva, fotógrafo de Lance Maior e de outros filmes, como Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos. Além disso, a nova edição conta com análises de grandes críticos brasileiros e com textos escritos pelo próprio Sylvio Back. "O roteiro é cercado com um making of", diz Back. Nesses textos, o cineasta faz um diário das filmagens, uma análise da fotografia e explica como produziu o roteiro. O livro também inclui um ensaio de Rosane Kaminski, professora da Universidade Federal do Paraná e autora de tese de doutorado sobre a obra de Back.
Para o cineasta, o atrativo da edição é o fato de ter sido preparada para o leitor comum. "É bom que se leia o roteiro como se fosse uma espécie de novela", diz Back. Ele afirma que não usou o jargão cinematográfico, e sim o diálogo. "Escrevi as cenas para que qualquer pessoa pudesse ler", conta. O filme, que gira em torno de um triângulo amoroso, marca a estréia no cinema de Regina Duarte, já uma estrela da tevê à época. Completam o elenco Reginaldo Faria e Irene Stefânia.
Além da exibição da cópia restaurada do longa-metragem e do lançamento do roteiro, o evento de hoje conta com a presença de Back, que irá autografar os livros e participar de um debate, mediado por Rosane Kaminski. Para Franciso Alves dos Santos, o acontecimento é de grande relevância. "Estamos comemorando 40 anos de uma obra muito importante para o cinema paranaense", diz ele.
Serviço
Exibição do filme Lance Maior. Lançamento do roteiro e debate com Sylvio Back. Dia 17 de dezembro, às 19h30. Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174), (41) 3321 3245. Entrada franca.
Deixe sua opinião