• Carregando...

O site do Prêmio Portugal Telecom, a maior premiação literária entre países falantes da língua portuguesa, anunciou na tarde de ontem as 12 obras finalistas, pela primeira vez divididas em três categorias: romance, poesia e conto/crônica.

O curitibano Dalton Trevisan, que este ano já ganhou os prêmios Camões e Machado de Assis, além de ser finalista do Prêmio Jabuti com O Anão e a Ninfeta, concorre nesta última categoria. O Livro de Praga, de Sérgio Sant’Anna, Amores Mínimos, de João Anzanello Carrascoza, e Cantos do Mundo, de Evandro Nascimento, são os outros finalistas.

Em poesia, a mineira Ana Martins Marques concorre com seu livro Da Arte das Armadilhas com o português Gastão Cruz, autor de Escarpas, e os paulistas Zulmira Ribeiro Tavares e Nuno Ramos, com os livros Vesúvio e Jun­co, respectivamente.

Por fim, em romance, concorrem dois brasileiros estreantes: Bernardo Kucinski, com seu primeiro livro K., e Julián Fuks, com Procura do Romance, disputam a categoria com o premiado português Valter Hugo Mãe, de a máquina de fazer espanhóis, e com o gaúcho Michel Laub, de Diário da Queda.

O resultado final será divulgado em novembro, em São Paulo. O vencedor de cada categoria recebe um prêmio de R$ 50 mil e concorre ao Grande Prêmio Portugal Telecom 2012, escolhido entre os três vencedores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]