O Museu Universitário PUCPR apresenta, a partir de hoje, a exposição Paradigmas do Design 100 Cadeiras Clássicas em Miniatura, trazidas pelo Vitra Design Museum, em Weil am Rheim, na Alemanha. Ao visitar a mostra, será possível entender um pouco mais sobre a história do design mundial por meio de réplicas perfeitas de peças projetadas entre 1880 e 1990, acompanhadas de 40 painéis ilustrativos com fotos e explicações detalhadas.
De acordo com o professor Ivens Jesus da Fontoura, curador do evento, uma visita à exposição é fundamental para profissionais, estudantes e interessados que querem saber mais sobre os móveis produzidos durante o período coberto pela mostra. "As cadeiras refletem 150 anos de história de uma arte que sobreviveu à revolução industrial, às guerras e ao modernismo", explica.
As miniaturas foram criadas pelo Vitra para divulgar internacionalmente a sua coleção de mais de 1,6 mil móveis. Em 1992, quando o museu organizou uma exposição do designer Thonet em Varsóvia, na Polônia, descobriu-se uma pequena fábrica de móveis no sul do país, especializada na confecção de peças em pequenas proporções. Em seguida, estabeleceram uma parceria de sucesso, que dura há mais de uma década.
Os modelos são produzidos na escala 1:6 e todas as peças precisam ter uma exatidão milimétrica para que se tornem réplicas idênticas. A mesma madeira da cadeira original é usada para fazer a miniatura, assim como os tecidos e os demais materiais. Os parafusos também são reduzidos na mesma escala e são praticamente microscópicos. Os móveis encantam colecionadores em todo o mundo e são vendidos principalmente nos Estados Unidos, Japão e em países da Europa. Um dos modelos mais famosos é a cadeira vermelha-azul de Rietveld.
Entre as peças que serão apresentadas em Curitiba, estão as reproduções de obras de Mies Van Der Rohe, Le Corbusier, Gio Ponti, Frank Gehry, Michael Thonet e Phillip Starck. O evento é promovido pelo Instituto Goethe, em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão da PUCPR. Além de a exposição estar aberta ao público, a universidade oferece visitas guiadas a estudantes de ensino fundamental por intermédio do Projeto EdaD Educação através do Design.
* Serviço: Abertura da Exposição Paradigmas do Design. Hoje, às 19 horas, no Museu Universitário PUCPR (R. Imaculada Conceição, 1.155). A mostra permanece aberta até 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Mais informações: (41)3271-2356.
Curiosidades
* O local exato da produção das miniaturas do Museu Vitra de Design é mantido em segredo. O objetivo é evitar que outras empresas comprem as fábricas.
* As máquinas utilizadas no processo de fabricação foram desenvolvidas unicamente para a confecção e produção das cadeiras.
* Três a quatro modelos seguem para a produção a cada mês. O protótipo de cada cadeira é construído no museu na Alemanha e leva cerca de três meses para ser concluído.
* As miniaturas encontraram fãs em todo o mundo. Enquanto metade da produção permanece na Alemanha, os outros exemplares seguem para os Estados Unidos e países como a França e o Japão.
* Coincidentemente, as cadeiras têm a medida certa para as bonecas Barbie e são muito procuradas por colecionadores norte-americanos.
* A empresa paranaense Artesian criou uma maxiatura da Laderback Chair, projetada em 1903 pelo arquiteto e designer Charles Rennie Makintosh. A cadeira, que tem 11 metros de altura, estará exposta na entrada do museu da PUCPR, durante toda a permanência da exposição.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião