Homens de Salto. Este é o nome da exposição fotográfica que será aberta ao público no dia 6 de junho, na Biblioteca Municipal de Cascavel, na Região Oeste do estado. Durante três semanas, imagens de homens com trajes masculinos, porém, usando sapatos com saltos altos serão expostas para chamar a atenção da população sobre o preconceito relacionado à orientação sexual das pessoas.
De acordo com Jefferson Kaibers, idealizador do projeto e responsável por fotografar homens com saltos em locais públicos, a iniciativa surgiu após a agressão a Maisson Portes, 19 anos, dentro de um terminal de ônibus de Cascavel. O ataque homofóbico aconteceu em função da orientação sexual do rapaz ele é bissexual , que costuma usar saltos. Portes também participa do ensaio fotográfico.
Para Kaibers, o objetivo da mostra é servir de reflexão contra o preconceito. "Hoje as pessoas são diferentes e não se justifica o elemento estético ser motivo para uma agressão", afirma.
Além das sessões fotográficas feitas em locais públicos de Cascavel, a exposição também terá imagens enviadas por e-mail. O projeto despertou interesse nacional. As fotos poderão ser enviadas para a seleção que fará parte da mostra até 30 de maio. Cerca de 20 imagens ficarão expostas.
História
Além de chamar a atenção para o problema da discriminação, o projeto pretende contar um pouco da história do salto alto. Kaiber conta que fez uma pesquisa sobre a origem do adereço de calçado e descobriu que ele era usado por açougueiros egípcios 3,5 mil anos antes de Cristo. Na época, o acessório tinha como função a questão de saúde e evitava o contato direto com o sangue dos animais mortos.
Programe-se
Homens de Salto
Biblioteca Municipal de Cascavel (R. Paraná, 2.786), (45) 3902-1370. A partir de 6 de junho. 2ª a 6ª, das 8 às 19 horas.
Mais informações em www.facebook.com/homensdesaltocascavel.
Deixe sua opinião