Cristovão Tezza: a língua tem mais de uma variedade.| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A Biblioteca Pública do Paraná promove hoje, às 19 horas, no Auditório Paul Garfunkel, a primeira edição do projeto Um Escritor na Biblioteca, releitura do evento originalmente criado nos anos 80, em que um autor fala ao público sobre sua formação como leitor e a relação com as bibliotecas que fizeram parte de sua vida.

CARREGANDO :)

Curiosamente, o convidado do primeiro bate-papo foi um dos frequentadores mais habitué do prédio situado à Rua Cândido Lopes durante as décadas de 1960 e 1970: o escritor catarinense Cristóvão Tezza. "Minha formação como leitor se deu na Biblioteca Pública. Fui um frequentador assíduo de lá e da biblioteca do Colégio Estadual, quando jovem. Não tenho ido lá há muitos anos, por isso, vai ser legal poder voltar e rever tudo", conta o autor de Um Erro Emocional e colunista da Gazeta do Povo.

Desde que deixou o posto de professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2009, Tezza diz viver como uma espécie de "camelô literário", escrevendo livros e falando sobre eles em bate-papos Brasil afora. Nesses encontros com seus leitores, o escritor costuma responder diversas curiosidades. "Eles querem saber de onde surgiu a ideia para o livro, como é o mercado literário, como se dá o processo da publicação de um livro e até se eu escrevo à mão ou no computador", descreve, apontando uma possível razão para tal interesse: "O escritor tem uma imagem mítica para o leitor. Especialmente no Brasil, onde a literatura é ainda muito incipiente e a presença do escritor é pequena. São poucos os escritores que realmente vivem do que escrevem", explica.

Publicidade

Tezza é uma das exceções. Entre seus próximos projetos – e possíveis assuntos para o bate-papo – está o livro de contos Beatriz, que ele acaba de entregar à editora Record e deve ser lançado no mês de outubro. "Possivelmente meu livro mais curitibano, pois todos os contos se passam em Curitiba", adianta ele. Além disso, estão previstas uma antologia de crônicas publicadas na Gazeta do Povo (organizadas pelo mediador da conversa de logo mais, o jornalista Christian Schwartz) e um ensaio não acadêmico sobre o romance. Ou seja, a conversa deve render...

Serviço:

Um Escritor na Biblioteca, bate-papo com Cristóvão Tezza. Mediação do jornalista Christian Schwartz. Auditório Paul Garfunkel – Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133), (41) 3221-4974. Hoje, às 19 horas. Entrada franca. Mais informações, no site www.bpp.pr.gov.br