Este ano, a Mostra de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), realizada anualmente e que está na terceira edição, conta com uma parceria com o Programa Rumos Itaú Cultural - Dança. Coordenado por Rosemeri Rocha, a 3ª Mostra de Dança da FAP, pretende aproximar o público da capital à produção de dança da cidade. A mostra começa na segunda-feira (24), e prossegue até o domingo (30), com oficinas, apresentações e debates na Casa Hoffman e no Teatro José Maria Santos.
Por meio da parceria com o Rumos Itaú Cultura - Dança, foram incluídos na programação espetáculos contemplados com o edital deste ano, como "Amarelo e Solução para todos os problemas do mundo", da mini-comunidade artística mundial Couve-Flor (PR); e "Eu, eu disse", da paulista Letícia Sekito, além de uma seleção nacional de videodanças do programa. "Para a curadoria da Mostra priorizamos a participação de artistas locais, alimentando dessa maneira a troca de informações entre a Faculdade e o contexto de onde ela emerge. Ao mesmo tempo, buscamos trazer informações de outras localidades, incentivando assim, a partilha e a circulação do conhecimento produzido em dança", diz um dos idealizadores da Mostra e responsável pela parceria, Giancarlo Martins. Programação
Durante o evento, a responsável pelo programa Rumos, Sônia Sobral, fará o lançamento, no Paraná, do "Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007". O livro reúne 20 textos separados em três partes: obras coreográficas, videodança e contextos; e apresenta ainda dois ensaios fotográficos, além de uma série de DVDs.
Além das montagens selecionadas pelo Rumos Dança, haverá apresentações mostrando ao público o resultado das pesquisas desenvolvidas por alunos da FAP. Também foram programadas explanações teóricas e uma mesa de discussão entre a coordenadora da instituição Cristiane Wosniak e a coordenadora pedagógica do curso de Dança da Universidade Estadual do Amazonas, Ítala Clay. Dos dias 25 a 28, serão oferecidos diversos workshops, entre eles o da pesquisadora paulista da técnica Klauss Vianna, Mônica Bammann, que levanta reflexões sobre a técnica do balé clássico praticada hoje. O coreógrafo, bailarino e pesquisador da companhia Palácio das Artes de Belo Horizonte-MG, Tuca Pinheiro, integra o time de convidados e trará para a Mostra um workshop de dança contemporânea. As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas uma hora antes do início das aulas, na Casa Hoffmann. A Mostra encerra-se no domingo (30), às 12h, com o Dança de Portas Abertas. O evento acontece todo o último domingo do mês, quando as portas da Casa Hoffmann ficam abertas, literalmente, para que bailarinos, artistas de todas as áreas, transeuntes da Feira do Largo da Ordem e quem mais se interessar em participar, interajam por meio de jam-sessions, seções de improvisação, nas quais quem fala, é o corpo.
A programação completa da mostra pode ser conferida no site da FAP
Confira a programação dos teatros no Guias e Roteiros
Serviço: 3ª Mostra de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Abertura segunda-feira (24) às 9 horas na sede da faculdade (Rua dos Funcionários, 1357) Tel.: 3250-7300.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião