Com a voz irretocável, a cantora Adele protagonizou na última terça-feira a edição de 2012 do Brit Awards, prêmio mais importante da música britânica. Em cerimônia realizada na O2 Arena, em Londres, a vencedora de seis Grammy, de 23 anos, continuou colecionando troféus ao conquistar os prêmios de melhor cantora e melhor álbum por 21.
Adele, no entanto, não levou o prêmio de melhor single, ao qual concorria com a música "Someone Like You". O vencedor da categoria foi o grupo One Direction, com a canção "What Makes You Beautiful". "Estou tão, tão orgulhosa de ser britânica. Nada me enche tanto de orgulho como estar aqui esta noite", afirmou Adele.
Em outras categorias, o jovem Ed Sheeran, de 21 anos, surpreendeu ao superar o ex-Oasis, Noel Gallagher, na categoria melhor cantor, além de ter sido premiado como revelação britânica do ano.
Entre as bandas, o Coldplay conquistou os jurados e levou pela terceira vez o prêmio de melhor grupo britânico, deixando para trás nomes como Arctic Monkeys e The Kasabian.
O Brit Awards também concedeu troféus a artistas de fora do Reino Unido. Bruno Mars e Rihanna foram eleitos, respectivamente, melhor cantor e melhor cantora internacionais, enquanto o Foo Fighters levou na categoria melhor grupo internacional e Lana Del Rey, foi aponatda como a revelação internacional.
A premiação foi marcada também por uma homenagem ao Blur por sua contribuição à música. A banda liderada por Damon Albarn realizou uma apresentação de cerca de 10 minutos que levantou a plateia da O2 Arena.
Gesto
Adele ganhou o noticiário não só por causa dos prêmios. A cantora comprou uma briga com os tabloides e fez executivos da tevê se apressarem para atenuar o gesto obsceno que ela fez depois que seu discurso de agradecimento teve de ser encurtado pela direção da cerimônia do Brit Awards.
Devido ao atraso do espetáculo, o apresentador James Corden interrompeu Adele para apressá-la, o que levou a cantora a exibir o dedo médio para os organizadores da festa.
O jornal The Sun, diário mais vendido do Reino Unido, colocou uma foto do momento na capa com a manchete "Someone Dislikes You" ("Alguém não gosta de você"), em um trocadilho com o título do hit "Someone Like You". O tabloide concorrente Mirror também colocou uma imagem parecida com os dizeres "Adele: Go to hell" ("Adele: Vá para o Inferno").
"Eu mostrei o dedo, mas não era para os meus fãs", disse Adele ao Sun. "Desculpe se ofendi alguém. Foram os engravatados que me ofenderam." Ambos a ITV, que transmitia o evento, e o Brit Awards pediram desculpas após o show, que terminou com um tom amargo do que teria sido mais uma noite triunfante para Adele.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia