O Fest Cine Curitiba, que teria sua 10.ª edição realizada entre 22 a 28 de outubro de outubro, foi adiado para maio de 2007. "Tomamos essa decisão porque iremos completar uma década e garantir um evento de qualidade e de grande porte, com seus diferenciais bem estabelecidos. Também tivemos dificuldade para captar dinheiro", explica a diretora artística do evento, Cloris Ferreira.
Sem os apoios das estatais federais e paranaenses, que até 2003 eram as principais patrocinadoras por meio da Lei Rouanet, o festival enfrentou problemas. O mais drástico foi o atraso de cinco meses e verba de apenas R$ 50 mil na edição realizada em 2004. "Nos últimos três anos, não tivemos apoios dos governo federal nem estadual. Já o empresariado paranaense é muito tímido", diz a diretora.
Com a nova postergação, o Fest Cine volta a ser realizado em maio, como ocorreu entre 1997 e 2004. Os formatos de produção, exibição e distribuição digital serão o norte de todas as dicussões e encontros entre as classes artísticas e empresariais. "Esse será o nosso diferencial. Queremos promover um balcão de negócios e debates críticos sobre as novas tecnologias e formatos, tendo em vista, também, a implantação de um novo padrão de televisão digital a curto prazo", afirma a diretora artística.
Também haverá presenças de "ilustres convidados nacionais e internacionais". Ferreira confirma convite feito a Vera Ficher, por conta dos dez anos de seu papel em Navalha na Carne, longa-metragem dirigido por Neville de Almeida e baseado na peça homônima de Plínio Marcos. Sobre convidados internacionais, a diretora preferiu manter sigilo.
O Teatro Guaíra deverá centralizar as atrações. "Bento Munhoz da Rocha pensou o Guaíra como o local das sete artes. Então nós iremos pensar melhor esse conceito e levar o cinema para o teatro e lá fazer um belo espetáculo. Será uma surpresa", promete Ferreira em alusão ao ex-governador do Paraná. O projeto de parcerias com as redes exibidoras particulares e salas geridas pela prefeitura, implantado em 2005, não será descartado e está em fase de negociação.
Outra mudança cabe às premiações. Pela primeira vez, os prêmios-pinhão de curtas-metragens serão divulgados juntamente com a lista de filmes selecionados para exibição, ou seja, antes do início do festival. Os diretores dos filmes premiados terão passagem e hospedagem pagas e poderão acompanhar a projeção de seus curtas e participar de mesas-redondas e debates.
Iniciativas tradicionais, como a mesa de crítica coordenada pela jornalista Maria do Rosário Caetano, o festival de filmes universitários e programas de formação de platéia em parcerias com escolas serão mantidos. A mostra de filmes em Super 8, iniciada no ano passado, será realizada ainda em 2006 (leia no quadro acima).
Serviço: www.festcinecuritiba.com.br
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião