• Carregando...
O pianista Felipe Valério, jurado do concurso, faz recital a quatro mãos com a indonésia Hanny Kam | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O pianista Felipe Valério, jurado do concurso, faz recital a quatro mãos com a indonésia Hanny Kam| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Programação

Confira os horários das provas e dos recitais do Concurso de Piano, na Capela Santa Maria:

Hoje

Das 9 horas às 12 horas

Provas

Amanhã

Das 9 horas às 12h30 e das 14 horas às 18 horas

Provas

21 horas

Recital com Fernando Vago Santana, de Vitória (ES), ganhador do 8º Concurso de Piano.

Sábado

Das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 16 horas

Provas

21 horas

Recital com os pianistas Felipe Valério, do Conservatório de Stuttgart, e Hanny Kam, da Karlsruher Musikschule (Alemanha).

Domingo

Das 9 horas às 12 horas

Provas

19h30

Apresentação e premiação dos ganhadores.

O palco da Capela Santa Maria promete uma experiência curiosa para quem for às audições abertas do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith que acontecem hoje, das 9 horas ao meio-dia, e seguem até domingo. Mais de 40 candidatos, inscritos em categorias que vão de 7 a 35 anos de idade, apresentam pequenos recitais para uma banca de jurados e disputam prêmios que vão de R$ 500 a R$ 2 mil. O recital de abertura será apresentado amanhã pelo pianista capixaba Fernando Santana, vencedor da edição anterior do concurso.

"É interessante ver a expressão do candidato entrando no palco. É muito diferente de um músico que vai dar o recital de um programa que está tocando há meses", conta o pianista curitibano Felipe Valério, um dos jurados do concurso, que também apresenta um recital a quatro mãos com a indonésia Hanny Kam no sábado, às 21 horas.

"Os músicos têm de tocar uma obra barroca, uma clássica, uma obra estrangeira e uma brasileira. Ou seja, têm um padrão. Mas, ao mesmo tempo, são culturas e mentalidades diferentes", diz Valério, que conta ter competido em vários concursos antes de se mudar para a Alemanha, onde se tornou professor do Conservatório de Stuttgart. A programação de recitais e provas, gratuita e aberta para o público, também é uma chance para se conhecer novos talentos. "Praticamente todos os pianistas importantes ganharam concursos de piano. Eles catapultam os pianistas. Ganhar não é uma garantia de uma carreira pronta, mas é a chance de eles de se tornarem conhecidos", diz.

Além da técnica

De acordo com Valério, os critérios para escolher os vencedores não se limitam ao domínio do instrumento. A execução das obras deve ser "limpa", e o andamento e a interpretação devem estar corretos. No entanto, os melhores pianistas conseguem mostrar suas personalidades ao executar o que foi escrito pelo compositor. "Muitos músicos tocam de maneira perfeita mas não expressam uma mensagem. E essa é a intenção de se ter um domínio técnico e estético da música", diz.

Dois em um

São ideias musicais dessa natureza que o músico tem em comum com Hanny Kam, com quem se apresenta na formação de câmara conhecida por ser "a mais difícil que existe, porque são dois músicos tocando num instrumento só." Os pianistas, que estudaram juntos na cidade alemã Karlsruhe, apresentam um repertório eclético para quatro mãos, que passa pelo brasileiro Ronaldo Miranda e pelo argentino Astor Piazzolla.

Serviço

Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith. Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), (41) 3023-2008.

De hoje a domingo. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]