Um pé na bunda, um trabalho de faculdade, uma conversa em mesa de bar ou simplesmente a falta do que fazer, unida a uma vontade transbordante de criar. Não é preciso muito mais do que isso para se montar uma banda (desde que, aliado a tais motivos esteja o mínimo de habilidade musical, claro!). Prova disso são algumas das novas bandas que vêm se destacando no cenário independente curitibano nos últimos meses.Pautadas pelo descompromisso e a despreocupação com possíveis pressões comerciais assinar contrato com uma grande gravadora já não tem mais o apelo de uma década atrás as formações da nova cena curitibana prezam pela qualidade musical, sem abrir mão de tocar o que seja coerente com seus gostos pessoais, independentemente da adesão que esses tenham entre o grande público. "Acho que aprendemos a nos divertir acima de tudo, antes nos levávamos muito à sério", conta Rafael Panke, que ao lado do amigo Marcell Eduardo forma o duo Delta Cockers.Tanto Panke quanto Marcell integraram outras bandas antes de montar a dupla, movidos por uma dor de cotovelo, já que ambos terminaram relacionamentos longos na mesma época. Se, no passado, a intenção era ficar famoso e tocar para grandes públicos, com o Delta Cockers o intuito era única e exclusivamente extravasar as mágoas. "Estávamos com os corações partidos e começamos a banda da forma mais despretensiosa possível", conta Panke.
Postadas na internet, as lágrimas em formato de canções "lo-fi minimalista", segundo a definição do músico, trouxeram resultados surpreendentes à dupla, que foi capa dos dois principais sites brasileiros dedicados à música independente Trama Virtual (www.tramavirtual.com.br) e Fiberonline (www.fiberonline.com.br) no mesmo mês.
A mesma surpresa teve Rosanne Machado, vocalista e violonista da banda Rosie and Me. Após gravar algumas canções com o amigo carioca Alex Souza pelo computador cada um em sua cidade, com encontros esporádicos a garota se assustou com a quantidade de acessos à primeira canção da dupla, lançada em 2006. Logo, a faixa foi "adotada" por rádios estrangeiras, de países como Polônia, França e Alemanha. "Sempre gravei em casa, sem nenhuma pretensão de tornar a banda algo profissional", confessa ela.
Mas não teve jeito, após receber elogios rasgados em blogs nacionais que se dedicam a bandas indie (a exemplo de Trabalho Sujo, do jornalista Alexandre Matias), o Rosie and Me se viu "obrigado" a se levar mais à sério. Após a saída de Alex e algumas mudanças de formação, a banda passou a guardar o dinheiro arrecadado nos shows incluindo a excelente abertura para a apresentação do sueco Jens Lekman, um junho do ano passado para a gravação do primeiro EP, Bird and Whale, finalmente lançado no mês passado.
De caso pensado
Mas a espontaneidade sonora das mais recentes formações locais está longe de ser sinônimo de descaso com o público. Isso fica claro durante as apresentações do quarteto Uh La La!, que reúne integrantes da extinta banda Gianninis. Músicas feitas sob medida para cantar em coro, figurinos combinados e a participação de backing vocals convidadas estão entre os elementos responsáveis por lotar os shows que a banda faz pelos bares indies da cidade. "Fazer músicas mais animadas e botar o público para dançar, é uma das nossas intenções desde que formamos a banda e vem dando muito certo", conta a baixista Andreza Michel.
Também de caso pensado, os novatos do Homemade Blockbuster, com menos de um ano de formação, se concentraram em composições dançantes e bem acabadas, com refrões pegajosos e uma intensa performance ao vivo. "Gostamos do resultado e levamos a banda adiante justamente por causa da boa receptividade das pessoas que ouviram nossas músicas ou viram nossos shows", explica o vocalista Neto Salas, um dos fundadores do grupo, que teve início durante um trabalho de faculdade. Confira mais informações sobre as bandas citadas na matéria no quadro ao lado.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião