Gotye, Carly Rae Jepsen, One Direction e Fun são alguns dos desconhecidos nomes que nas últimas semanas chegaram os primeiros postos em vendas de singles no Reino Unido e nos Estados Unidos, desbancando do Top 10 estrelas como Madonna e Coldplay.
A velocidade do mercado mais comercial faz com que, por exemplo, Justin Bieber, Lady Gaga e Katy Perry, com pouco mais de dois discos e quatro anos de carreira, pareçam figuras veteranas, apesar de que, antes de 2008, eram absolutos desconhecidos.
Talvez a difícil conjectura em que a crise do setor colocou as gravadoras tenha encorajado estas a multiplicar as buscas por novas estrelas, dividindo o investimento em um maior número de nomes, o que não quer dizer que tenham diversificado necessariamente a oferta de estilos.
O público adolescente ainda é o principal alvo, como prova a jovem canadense Carly Rae Jepsen, que lembra sua compatriota Avril Lavigne e que com a música "Call Me Maybe" está há três semanas no topo da lista britânica.
Também muito jovens são as "boy bands" britânicas The Wanted e One Direction, surgida no concurso televisivo "X Factor" e que acaba de fazer história ao se transformar no primeiro grupo britânico estreante a alcançar de forma direta o número 1 da revista americana 'Billboard".
Mais raro e singular foi o sucesso dos indies nova-iorquinos do Fun e, sobretudo, do belga-australiano Gotye, um artista influenciado por Peter Gabriel, Sting e Phil Collins.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast