![Descubra o que fazer de graça (ou até R$ 10) no feriado e manter seu dinheiro no bolso Paulinho Moska é destaque do Trajeto Lumen | Rio de Janeirio/MARCELO CARNAVAL](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/05/e77a56ce3740419330b07f84467f74b6-gpLarge.jpg)
Se você é desses que anda por aí sem lenço nem documento, sem nada no bolso ou nas mãos (nem mesmo a carteira), coloca um casaco e não deixe a falta de grana te impedir de aproveitar as opções culturais do feriado. Acompanhe a agenda gratuita da semana que vai excepcionalmente desta quarta (25) até a próxima quinta (2):
Shows
— Paulinho Moska vai pousar na sopa do Trajeto Lumen Ao Vivo que acontece gratuitamente no palco do Shopping Curitiba, na próxima segunda (30). Comemorando 20 anos de carreira, o prolixo artista traz a Curitiba um pocket show que mescla canções que vão desde o single “Tudo Que Acontece de Ruim é Para Melhorar”, composto em parceria com Mú Carvalho, além de outras que compõe o seu disco mais recente “Loucura Total”, no qual trabalhou com o argentino Fito Páez.
— Outro que aterrissa em Curitiba para única apresentação é o paulista Teco Martins. O artista traz seu projeto solo para o Museu Oscar Niemeyer no próximo domingo (29), em uma apresentação em que parte da renda será destinada à casa de resgate social Casa do Pequeno Cidadão. Integrante das bandas Sala Espacial e Rancore, o artista traz para esta apresentação canções autorais solo como “Cigana”, “Amor então acaba desse jeito?”, entre outros. O ingresso sai pela contribuição mínima de R$ 10.
— Uma opção é conferir a apresentação da Orquestra À Base de Sopro, que estreia neste sábado (28) o projeto Pixinguinha na Praça, que ganha espaço gratuito em apresentações mensais na Praça Jacob do Bandolim. A ideia é reverenciar o compositor propondo novas roupagens a treze faixas do repertório composto de valsas, polcas, choros e uma infinidade de outros gêneros. As apresentações acontecem um sábado por mês: 28 de maio, 25 de junho, 20 de agosto, 24 de setembro, 29 de outubro
— Quem preferir pode optar pelo show que encerra o Happy Festival Instrumental, que fica a cargo do duo Choro F5, formado por Sérgio Albach e Fabiano Silveira, (o TIZIU) que sobe ao palco do Bistronauta para show gratuito na próxima sexta (27).
Teatro
— Atenção ao terceiro sinal para a estreia da nova temporada do espetáculo de dança “Leminski – Entre o Azul e o Amarelo”. Na próxima terça (31), o Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná sobe ao palco do Guairinha com o desafio de transformar em movimento alguns dos poemas de Paulo Leminski. A entrada é gratuita.
— Os malucos belezas que quiserem curtir aquele momento nostálgico ao som de Rauzito, podem ir curtir o musical “Toca Raul”, que encerra a temporada neste domingo (29), no Passeio Público. A peça resgata um pouco do pensamento e do homem que colocou a Bahia no mapa do rock brasileiro.
— E continua em cartaz no Portão Cultural - Auditório Antonio Carlos Kraide a peça “Fui!”, neste sábado (28) e domingo (29). Na montagem, quatro personagens se reencontram após 15 anos e relembram momentos marcantes de sua adolescência. A entrada é franca.
Exposição
— No leque das artes visuais, a mostra “Ornamento” reúne no Museu da Gravura de Curitiba obras de Larissa Franco. Dividida em duas séries, a exposição traz temática sacro, além de outro momento dedicado ao art nouveau. A entrada é gratuita.
— E a agenda se encerra com a mostra “A soma de todos os tempos” assinada pelo artista Francis Rodrigues. Em obras dispostas em diferentes dimensões, o artista reinterpreta a paisagens e a experimentação espacial. A entrada é gratuita.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Malafaia se opõe ao impeachment de Lula e quer foco na anistia; acompanhe o Entrelinhas
Vaticano atualiza estado de saúde do papa e diz que quadro clínico é “complexo”
Eleitorado evangélico crescente barra as chances da esquerda em 2026, diz pesquisa
Deixe sua opinião