| Foto:

O escritor Carlos Nascimento Silva venceu o Prêmio Jabuti na categoria romance com o livro "Desengano" (Ed. Agir), deixando em segundo lugar Luiz Ruffato, com "Vista parcial da noite" (Record), e Antonio Torres, com "Pelo fundo da agulha" (Record). O Jabuti é o mais popular prêmio literário do país, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, com curadoria de José Luis Goldfarb.Nascimento Silva, 70 anos, já recebeu o Jabuti em 1999, com o romance "Cobra Cega", escolhido também como o livro do ano. "Desengano" é o quarto romance do autor e tem como pano de fundo, a história do Brasil desde Getúlio Vargas até João Goulart.

CARREGANDO :)

A apuração do resultado foi realizada na manhã da terça-feira (21), em audiência pública na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo. A solenidade de premiação está marcada para 31 de outubro, quando será anunciado o vencedor do prêmio de livro ano.

Na categoria contos e crônicas, o vencedor foi "Resmungos" (Imprensa Oficial de SP), de Ferreira Gullar. Já o melhor livro de poesia eleito foi "Cantigas do falso Afonso el Sabio" (Ateliê Editorial), de Affono Ávila. A melhor biografia, segundo o Jabuti, é "Anita Malfati" (Ed. 34), de Marta Rossetti Batista. E, em teoria e crítica literária, o vencedor foi Luiz Costa Lima, por "História, ficção e literatura" (Companhia das Letras).

Publicidade

Foram escolhidos os premiados em 20 Categorias, no 49º Prêmio Jabuti – 2007.

Veja a lista completa dos premiados

Veja também
  • Conferências debatem as mudanças provocadas pelos avanços tecnocientíficos
  • Cristóvão Tezza lança nesta terça sua nova obra "O Filho Eterno"
  • Editores do Brasil e Argentina discutem a publicação alternativa de revistas
  • Livro de editora-executiva da Gazeta é finalista do Jabuti