O escritor Carlos Nascimento Silva venceu o Prêmio Jabuti na categoria romance com o livro "Desengano" (Ed. Agir), deixando em segundo lugar Luiz Ruffato, com "Vista parcial da noite" (Record), e Antonio Torres, com "Pelo fundo da agulha" (Record). O Jabuti é o mais popular prêmio literário do país, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, com curadoria de José Luis Goldfarb.Nascimento Silva, 70 anos, já recebeu o Jabuti em 1999, com o romance "Cobra Cega", escolhido também como o livro do ano. "Desengano" é o quarto romance do autor e tem como pano de fundo, a história do Brasil desde Getúlio Vargas até João Goulart.
A apuração do resultado foi realizada na manhã da terça-feira (21), em audiência pública na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo. A solenidade de premiação está marcada para 31 de outubro, quando será anunciado o vencedor do prêmio de livro ano.
Na categoria contos e crônicas, o vencedor foi "Resmungos" (Imprensa Oficial de SP), de Ferreira Gullar. Já o melhor livro de poesia eleito foi "Cantigas do falso Afonso el Sabio" (Ateliê Editorial), de Affono Ávila. A melhor biografia, segundo o Jabuti, é "Anita Malfati" (Ed. 34), de Marta Rossetti Batista. E, em teoria e crítica literária, o vencedor foi Luiz Costa Lima, por "História, ficção e literatura" (Companhia das Letras).
Foram escolhidos os premiados em 20 Categorias, no 49º Prêmio Jabuti 2007.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast