Panorama
Dois filmes alemães e dois japoneses revelam o perfil do cinema contemporâneo destes países:
Alameda do Sol (1999)
Filme retrata com humor politicamente incorreto a vida de jovens na fronteira entre a Berlim oriental e a ocidental. Sesc Paço da Liberdade (Pça. Generoso Marques, 189, Centro), às 15 horas.
4 Dias em Maio (2011)
No final da 2ª Guerra Mundial, russos ocupam um orfanato na costa do mar Báltico. Todos estão cansados da luta, menos um órfão que tenta recriar o confronto. Sesc Paço da Liberdade (Pça. Generoso Marques, 189, Centro), às 17 horas.
Swing Girls (2004)
O filme narra a história da criação de uma big band de jazz, composta por alunos de um colégio. Vencedor de sete prêmios da Academia Japonesa de Cinema, incluindo a categoria "filme mais popular". Terminal do Bairro Novo, às 19 horas.
Waterboys (2001)
Comédia sobre uma escola de natação que foi um grande sucesso no Japão, chegando a se transformar em uma série televisiva, com duas temporadas. Cine Guarani (Av. República Argentina, 3430, Portão), às 14 horas.
Queen & Country, o mais recente e possivelmente último filme do diretor inglês John Boorman é o destaque de hoje na programação do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC), na mostra Panorama do Cinema Mundial. O filme, a ser exibido no Espaço Itaú de Cinema às 19h30, estreou no Festival de Cannes no último mês de maio. Na ocasião de seu lançamento, o veterano cineasta afirmou que, agora aos 81 anos, pretende se aposentar.
O longa é uma sequência do aclamado Esperança e Glória (1987). O personagem central é Bill Rohan (Callum Turner), que neste filme já tem 18 anos. Bill tem seu idílio adolescente interrompido em 1952 pela convocação para a Guerra da Coreia. No campo de batalha, ele conhece Percy (Caleb Landry Jones), de quem se torna amigo inseparável. Os dois usam expedientes para sair da linha de frente e conseguir trabalhos burocráticos, enquanto conspiram contra um sargento desagradável e linha dura. Queen & Country é baseado nas memórias do próprio diretor de Excalibur (1981) e Amargo Pesadelo (1972), que serviu ao exército real na 2.ª Guerra Mundial.
Também no Espaço Itaú de Cinema, a partir das 21h30, na sessão dupla da Mostra Panorama do Cinema Mundial, ocorre a projeção do filme Cavalo Dinheiro, do diretor português Pedro Costa. O cineasta recebeu o prêmio Leopardo de melhor diretor no Festival de Cinema de Locarno, na Suiça.
Nesta edição do FICBIC também ocorrem mostras "étnicas", com a exibição de filmes recentes e clássicos dos cinemas alemão, japonês, espanhol e polonês. Este braço do festival é apoiado por entidades culturais dos respectivos países como o Goethe-Institut e o Instituto Cervantes.
Na programação de hoje é possível conferir dois filmes do novíssimo cinema alemão, Alameda do Sol e Quatro Dias em Maio, no Sesc Paço da Liberdade. E também dois dos maiores sucessos de bilheteria do cinema japonês nos últimos vinte anos: Waterboys e Swing Girls, ambos do diretor Shinobu Yaguchi (veja detalhes abaixo). Para completar a programação do dia, curtas-metragens de jovens realizadores brasileiros serão exibidos a partir das 15 horas.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião