Aprendendo
Para profissionais da área, a canção infantil auxilia a criança a elaborar seu universo simbólico. Veja algumas contribuições de diferentes aspectos da música:
Melodia
Ajuda a criança a trabalhar a emoção.
Harmonia e letra
Cooperam no desenvolvimento do intelecto.
Ritmo
Auxilia na elaboração da fisicalidade.
Fonte: Rosy Greca
Se dependesse da produtora e compositora Rosy Greca, ninguém cantaria inconsequentemente para crianças. Para ela, a canção é um dos principais estimulantes do universo simbólico infantil, motivo pelo qual deve ser tratada com responsabilidade.
Esse é o tema do livro A Canção para Crianças Uma Contribuição ao Reencantamento da Infância, que Rosy lança hoje, às 20 horas, no Teatro da Caixa. A obra é destinada a músicos, educadores e artistas que trabalham com a infância, e o lançamento será precedido de um show (confira o serviço completo)da autora voltado a crianças.
A intenção do projeto, pioneiro no Brasil, é ressaltar a importância do tema e contribuir para o chamado "reencantamento da infância": adiar a entrada na adolescência e tornar o mundo infantil mais rico.
Para isso, a autora faz no livro uma análise tanto conceitual quanto histórica, e também lança luz sobre componentes artísticos e sua aplicação hoje na educação e no mercado fonográfico brasileiros.
Entre outros conceitos, ela explica a diferença entre "música" e "canção": "Canção é a junção da música com a literatura, o que resulta numa terceira linguagem, mais preocupada com a questão cultural, educativa e artística", explica a artista.
Relevância
Para Rosy, a canção infantil é fundamental tanto na musicalização quanto no cotidiano familiar e escolar. "Essa grande influência tem relação com os aspectos psíquicos, subjetivos e até físicos da música."
O problema é que nem toda a canção infantil lançada no Brasil, na opinião da autora, contribui para a formação estética e emotiva da criança. "Algumas colaboram até para o fenômeno social que críticos sociais, como Neal Porter, chamam de desaparecimento da infância", explica, referindo-se à pressão exercida sobre as crianças para que cresçam antes do tempo.
Por outro lado, o tamanho desse mercado tem estimulado a dedicação de um número crescente de compositores a trabalhos de caráter educativo e quanto mais gente produzindo, maior a probabilidade de surgir coisa boa.
O sonho de Rosy é que a produção de canção autoral para crianças no Brasil seja povoada de bons produtos educativos, que eduquem, sensibilizem, entretenham e divirtam. "O importante é que o artista repense o que está dizendo com a sua canção e até que ponto sua letra está atingindo o universo infantil."
Poesia infantil
Rosy é a criadora por trás de trilhas importantes usadas em peças infantis, como O Menino Maluquinho e Flicts, que teve apresentações no último fim de semana, O Menino Quadradinho, A Professora Maluquinha e A Flauta Mágica, dirigida por Marcelo Marchioro no fim dos anos 90 e para a qual ela fez a direção musical. Por trabalhos como esses, a artista recebeu diversas vezes o Troféu Gralha Azul de melhor trilha sonora em seus 35 anos de carreira ela estreou na composição para teatro aos 16 anos, em Hoje É Dia de Rock, com direção de Antonio Carlos Kraide e adaptação de Denise Stoklos.
O show desta noite é inspirado em poemas escritos especialmente para a infância por Cecília Meireles, Sidônio Muralha, Roseana Murray, José Paulo Paes, Ricardo Azevedo, Manoel Bandeira e Mário Quintana. A interpretação fica a cargo de Rosy, Ervin Fast (teclado) e Larissa Novo (flauta).
Serviço
Lançamento do livro e CD A Canção para Crianças Uma Contribuição ao Reencantamento da Infância. Rosy Greca Produções Artísticas e Gramofone Cultural. 144 páginas. R$ 40.
Show de Rosy Greca (confira o serviço completo). Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Dia 15, às 20 horas. Entrada franca (retirar os ingressos na bilheteria a partir das 19 horas).
Deixe sua opinião