Homenagem
Bate-papo sobre Jamil Snege
Com Cristovão Tezza e Miguel Sanches Neto. Biblioteca Pública do Paraná. (R. Cândido Lopes, 133), (41) 3221-4900. Dia 16, às 19 horas. Entrada franca.
Curitiba completa amanhã uma década sem um de seus grandes personagens: o escritor Jamil Snege. Carinhosamente chamado de "Turco" pelas centenas de "amigos e apóstolos", Snege nasceu em Curitiba em 1939. Nunca deixou a cidade até morrer de câncer no ano de 2003.
Além de publicitário de destaque, Snege publicou 11 livros, entre eles O Jardim, a Tempestade (minicontos, 1989), Como Eu Se Fiz Por Si Mesmo (memórias, 1994) e Os Verões da Grande Leitoa Branca (contos, 2000).
Para lembrar os dez anos sem o autor, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove amanhã, a partir das 19 horas, um bate-papo com escritores que foram amigos de Snege. Os colunistas da Gazeta do Povo Cristovão Tezza e Miguel Sanches Neto vão debater a respeito da vida e da obra do autor. Após o bate-papo, no hall térreo da BPP, será aberta uma exposição com fotos de Daniel Snege, filho mais velho de Jamil.
Para Miguel Sanches Neto, Snege é um autor "muito comentado mas, menos lido do que deveria". "Sua escrita conserva a visão impiedosa e irônica que ele tinha sobre a condição humana." Para Sanches Neto, a obra do autor pode ser dividida em três fases. "Há uma vertente mais autobiográfica, em que ele transformou a própria vida em literatura, uma fase absolutamente experimental em matéria de linguagem e outra em que ele criou narrativas ficcionais. Todas muito ricas", observa.
Dossiê
Como parte da homenagem, o jornal Cândido, editado pela BPP, traz na edição de maio um dossiê a respeito da obra de Snege, com reportagens mostrando a relevância do autor, hoje estudado em universidades e festejado pela nova geração de escritores brasileiros. Destaque para um texto que Ernani Só, tradutor de Dom Quixote, de Cervantes, enviou para o Turco em 2003 conteúdo que permaneceu inédito por uma década.
No próximo domingo, a Gazeta do Povo vai publicar um perfil de Jamil Snege, que também foi, durante muitos anos, cronista em suas páginas.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião