Programação
O programa Impressões Pan-americanas acontecerá em quatro encontros, entre agosto e outubro, com a presença de escritores, editores e conselheiros editoriais das três Américas. Os encontros serão sempre marcados pela presença de um editor e escritor brasileiro e um estrangeiro.
Uma profusão de vozes literárias toma conta do palco do Teatro Paiol, a partir de hoje, com o programa Impressões Pan-Americanas, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. Escritores e editores de revistas literárias e artísticas das três Américas vão se reunir, entre agosto e outubro, para discutir os rumos da produção, difusão e contexto da produção cultural do continente.
A proposta surgiu com Fábio Campana, editor da revista Et Cetera, que existe desde 2001 e já publicou diversos textos de autores estrangeiros. "Do diálogo direto entre a Et Cetera e outras publicações como a argentina Tsé-Tsé e a norte-americana Rattapalax nasceu a base para o programa", explica o curador e coordenador do programa, Paulo Sandrini.
Serão quatro encontros, em que os editores e escritores vão compartilhar experiências e reforçar o diálogo entre a literatura dos diversos países que participam do evento. Para o curador do programa, o cenário das publicações culturais alternativas é bastante fértil, e tem como função criar um registro da produção literária de determinada época, espécie de resistência cultural.
No primeiro encontro, o escritor e editor das revistas Entretanto e PS:SP, Marcelino Freire, debate com o venezuelano Leo Felipe Campos, jornalista, escritor e editor da Plátano Verde, que possuiu um projeto editorial ousado e teve colaboradores como os escritores César Aira e Enrique Vila-Matas.
Performance
A abertura do evento será com a performance poética Jolifanto, a cargo de Ricardo Corona, em parceria com a artista plástica Eliana Borges. Corona utiliza diversos recursos para criar uma conexão entre a poesia e outras linguagens artísticas. No repertório, poemas de Corona como "Recall", "Baka" e "Tambor" , além de trabalhos de outros autores como o dadaísta Hugo Ball e o poeta português Almada Negreiros.
O próximo encontro acontecerá no dia 23 de agosto, e terá a participação de Corona (revistas Medusa e Oroboro) e Reynaldo Jiménez, editor da revista-livro e selo editorial Tsé-Tsé.
* * * * *
Serviço: Impressões Pan-americanas. Encontro de escritores e editores das três Américas. Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n) (41) 3213-1340. Abertura hoje, às 20 horas, com Ricardo Corona, seguida de mesa-redonda com Marcelino Freire (Brasil) e Leo Felipe Campos (Venezuela). Mediação de Wilson Bueno. Entrada gratuita.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião