São Paulo - A criadora, Amy Sherman-Palladino, admite em uma das entrevistas nos extras: Gilmore Girls é uma série adolescente, mas a maioria deles não vai entender as incontáveis referências pop, que navegam mais pelos anos 1980 do que pelos atuais. A roteirista foi a responsável pelas seis primeiras das sete temporadas, lançadas agora em uma coleção completa. Os DVDs vêm em uma caixa de papelão que o material de divulgação considera "de luxo.
Na comédia, a jovem Lorelai (a ótima Lauren Graham) vive com a filha, Rory (Alexis Bledel), na fictícia Stars Hollow. Cercadas por personagens excêntricos e improváveis, as duas passam o tempo às voltas com questões sobre carreira (a da mãe, que gerencia um pequeno hotel, e a da filha, que sonha estudar jornalismo em Harvard e depois opta por Yale), família e amores.
A caretice de Rory (boa aluna, amiga, filha e namorada, sempre disposta a ajudar uma velhinha a atravessar a rua) ganha força na comparação com um certo desajuste de Lorelai, que engravidou aos 16 anos, não casou, saiu da casa dos pais e desistiu da faculdade para cuidar sozinha da filha. E tenta evitar, como pode, que a adolescente siga seus passos.
As conversas entre as duas são o centro de quase todos os episódios e dão o tom do seriado. Diálogos longos, em velocidade superior à de conversas tradicionais e sem as "pausas para rir das séries cômicas. Interessante notar a evolução da técnica. Revendo os dois primeiros anos, as conversas parecem arrastadas, comparadas ao ritmo que adquirem a partir da terceira temporada.
A caixa traz extras bacanas (mas são os mesmos dos DVDs lançados em separado). Além de entrevistas, há muitas cenas cortadas, making of e um divertido filme do Kirk, um dos mais bizarros moradores de Stars Hollow. E todo esse material conta com legendas em português. GGG
Serviço:
Gilmore Girls A Coleção Completa. Warner Home Video. Preço médio: R$ 449,90. Classificação indicativa: 10 anos.