Há pouco mais de seis meses, a dona-de-casa Maria Sueli dos Santos Ferreira trocou Salvador por Curitiba para fazer um tratamento de transplante de fígado. Veio com o marido e os filhos, mas teve de deixar muita coisa para trás, como os seus livros.

CARREGANDO :)

Sem internet em casa e com pouco material de pesquisa em casa, Sueli foi atrás de alternativas para facilitar o trabalho de escola das filhas e acabou descobrindo a biblioteca do Sesc Centro.

Ela e as filhas Tássia e Thamilles freqüentam o local toda semana e podem consultar revistas, os jornais do dia e utilizar a internet de graça. O empréstimo de livros infantis também já virou uma rotina para as meninas. "É ótimo, porque elas conseguem fazer os trabalhos sem complicação e o gosto delas pela leitura cresceu muito", conta a mãe.

Publicidade

Quando chega próximo ao horário do almoço, a sala da biblioteca fica lotada de pessoas, de todas as idades, como estudantes e aposentados, que não tem acesso à internet em casa e querem se manter informadas sem precisar comprar todos os jornais do dia.

A Biblioteca Pública do Paraná e as 15 bibliotecas da Fundação Cultural de Curitiba, encontradas em bairros como Jardim das Américas, Barreirinha e Portão, também são uma boa opção para quem não tem dinheiro para enfrentar as megastores.

Se incentivar o hábito da leitura é algo fácil de resolver, alimentar o gosto musical anda cada vez mais difícil. Os preços de CDs e DVDs variam bastante, mas muitos, principalmente os importados, mais difíceis de encontrar, podem custar mais de R$ 40.

Baixar músicas na internet ou copiar os discos dos amigos ainda são alternativas usadas por muitos, apesar da polêmica que envolve a questão da pirataria. Por meio de sites especializados, é possível copiar álbuns inteiros sem pagar nada por isso. Para não ferir a lei de direitos autorais, muitas bandas independentes oferecem os seus últimos trabalhos na internet e não cobram nada por isso.

A grande vantagem de quem ainda está no colégio ou na universidade é o direito da meia-entrada. Com uma identificação da instituição que freqüenta ou a carteirinha do estudante confeccionada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), ingressos para shows, filmes e espetáculos de teatro podem ser comprados pela metade do preço. (JK)

Publicidade

Serviço Biblioteca do Sesc Centro (R. José Loureiro, 578), (41)3233-7422.

Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133), (41) 3221-4900.

A lista das bibliotecas da Fundação Cultural de Curitiba podem ser encontradas no site www.fccdigital.com.br.