Tanta gente boa reunida não poderia resultar em um filme ruim. Amor em Jogo, em cartaz a partir de hoje, é baseado em um livro do britânico Nick Hornby, celebrado por sua literatura de apelo pop. A direção é dos irmãos Peter e Bob Farrelly, responsáveis por comédias memoráveis como Quem Vai Ficar com Mary? e Debi & Lóide. E o elenco é encabeçado pela simpática Drew Barrymore e o comediante Jimmy Fallon, revelado no lendário programa de tevê Saturday Night Live.
O texto original de Hornby narra a trajetória de um sujeito que perde suas namoradas por conta de seu fanatismo exagerado por um time de futebol. Ao encontrar a mulher de sua vida, ele se vê dividido de uma vez por todas entre a bola e o amor. Como é de praxe na obra do escritor inglês, a fixação pelo esporte serve como pano de fundo para uma investigação do homem "adultescente" aquele sujeito na casa dos 30 anos que mantém hábitos da adolescência, mas se confronta com as obrigações do mundo adulto. O livro, aliás, já havia ganho uma versão para os cinemas em 1997, produzida na Inglaterra e lançada no Brasil com o título de Febre de Bola. Mais tarde, o autor teria outros trabalhos de sua autoria transpostos para as telas: Alta Fidelidade (2000) e O Grande Garoto (2002).
Amor em Jogo é a versão hollywoodiana da história, e, portanto, mais acessível ao público médio. Aqui, Jimmy Fallon (recém-recuperado do fracasso de Táxi) vive Ben, um professor de Matemática maníaco pelo time de beisebol Boston Red Sox. Drew Barrymore é Lindsey, a ocupada executiva que se envolve com ele e, aos poucos, percebe o lado nocivo de sua obsessão pelo jogo.
A diferença entre a produção inglesa e o remake americano é gritante. Na nova versão, o dilema "o beisebol ou eu" está acima da discussão sobre o homem que se recusa a amadurecer. E mais: o estilo dos Farrelly também é descaracterizado, pois os diretores trocaram a incorreção política de seus filmes anteriores pelo tom certinho das comédias românticas tradicionais.
O saldo final, no entanto, é positivo, graças ao já citado encontro de talentos. Além do mais, o filme traz um outro elemento interessante: conta como o Boston Red Sox venceu seu primeiro campeonato nacional após um jejum de quase 90 anos. Um fato histórico para o esporte americano, mas que passou batido por razões óbvias no Brasil. GGG
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião