Tanta gente boa reunida não poderia resultar em um filme ruim. Amor em Jogo, em cartaz a partir de hoje, é baseado em um livro do britânico Nick Hornby, celebrado por sua literatura de apelo pop. A direção é dos irmãos Peter e Bob Farrelly, responsáveis por comédias memoráveis como Quem Vai Ficar com Mary? e Debi & Lóide. E o elenco é encabeçado pela simpática Drew Barrymore e o comediante Jimmy Fallon, revelado no lendário programa de tevê Saturday Night Live.

CARREGANDO :)

O texto original de Hornby narra a trajetória de um sujeito que perde suas namoradas por conta de seu fanatismo exagerado por um time de futebol. Ao encontrar a mulher de sua vida, ele se vê dividido de uma vez por todas entre a bola e o amor. Como é de praxe na obra do escritor inglês, a fixação pelo esporte serve como pano de fundo para uma investigação do homem "adultescente" – aquele sujeito na casa dos 30 anos que mantém hábitos da adolescência, mas se confronta com as obrigações do mundo adulto. O livro, aliás, já havia ganho uma versão para os cinemas em 1997, produzida na Inglaterra e lançada no Brasil com o título de Febre de Bola. Mais tarde, o autor teria outros trabalhos de sua autoria transpostos para as telas: Alta Fidelidade (2000) e O Grande Garoto (2002).

Amor em Jogo é a versão hollywoodiana da história, e, portanto, mais acessível ao público médio. Aqui, Jimmy Fallon (recém-recuperado do fracasso de Táxi) vive Ben, um professor de Matemática maníaco pelo time de beisebol Boston Red Sox. Drew Barrymore é Lindsey, a ocupada executiva que se envolve com ele e, aos poucos, percebe o lado nocivo de sua obsessão pelo jogo.

Publicidade

A diferença entre a produção inglesa e o remake americano é gritante. Na nova versão, o dilema "o beisebol ou eu" está acima da discussão sobre o homem que se recusa a amadurecer. E mais: o estilo dos Farrelly também é descaracterizado, pois os diretores trocaram a incorreção política de seus filmes anteriores pelo tom certinho das comédias românticas tradicionais.

O saldo final, no entanto, é positivo, graças ao já citado encontro de talentos. Além do mais, o filme traz um outro elemento interessante: conta como o Boston Red Sox venceu seu primeiro campeonato nacional após um jejum de quase 90 anos. Um fato histórico para o esporte americano, mas que passou batido – por razões óbvias – no Brasil. GGG