Tsunami da Indonésia, retratado no começo do filme, é tão impactante que o filme foi retirado dos cinemas no Japão| Foto: Divulgação

Além da Vida, do diretor Clint Eastwood, que está sendo lançado para venda em DVD e Blu-Ray nesta semana, conseguiu seu lugar de honra na história do cinema por uma única cena. A reprodução do tsunami que atingiu a Indonésia em 2004 é tão impactante que o filme chegou a sair de cartaz no Japão no começo de março por "não ser um bom momento", de acordo com a distribuiora Warner Video, por conta do terremoto de 8,9 graus na escala Richter, seguido de um tsunami responsável pelo desaparecimento de 80 mil pessoas, além de danos irreparáveis em diversas estruturas.

CARREGANDO :)

Infelizmente, o resto do filme dificilmente valeria um registro. Apesar da direção primorosa de Eastwood, o roteiro, assinado por Peter Morgan (indicado ao Oscar pelos roteiros de Frost/Nixon e A Rainha), tem problemas sérios de falta de originalidade e pieguices aleatórias que deixaram o resultado mais próximo de uma autoajuda disfarçada de ficção do que seria a verdadeira intenção do filme: explorar a curiosidade sobre o que de fato há depois da morte.

O filme foi lançado num ano favorável para filmes mediúnicos. Além da última obra de Clint Eastwood, a cinebiografia nacional Chico Xavier e o drama Biutiful, do mexicano Alejandro Gonzáles Iñiarritu, foram sucessos de bilheteria e colocaram os holofotes sobre a questão. Mas Além da Vida foi o que tratou o tema da maneira mais morna.

Publicidade

A trama se passa em três focos narrativos diferentes que – óbvio – se cruzam. Uma jornalista francesa que tem uma experiência de quase-morte e se sente mudada por ela; um jovem médium que detesta seu dom e deseja mais do que tudo viver uma vida normal; e um garoto que, após a morte de seu irmão gêmeo, enfrenta uma cruzada pessoal em busca de respostas metafísicas. Todas essas histórias são permeadas, cada uma à sua maneira, de momentos melodramáticos e torrentes de clichês – da menina abusada sexualmente até a mãe viciada em drogas pesadas.

O mérito de Além da Vida, porém, vai além da cena do tsunami. O filme é um exemplo de como Clint Eastwood segura firme na direção, mesmo quando sua obra corre desgovernada rumo ao muro do fracasso. Sua força narrativa e a construção plástica das cenas ajudam a forma a superar o conteúdo, e mesmo este tem o seu valor por jogar a temática para longe do viés religioso. Um diretor mais inexperiente teria transformado Além da Vida em um completo desastre. Clint o transformou em um filme mediano, que não está entre os melhores trabalhos do diretor, mas que ainda assim pode agradar. GG

Serviço

Além da Vida. Estados Unidos, 2010. Direção de Clint Eastwood. Warner Video. Preço médio: R$ 39,90.